28.6.09

Receita de Perna de Perú com Batatas no Forno

Para fazer a Perna de Perú no Forno utilizo o mesmo tempero e processo que na receita de  Borrego no Forno. A forma de cozinhar é a mesma, o que muda é o tipo de carne que pode ser de aves, porco ou borrego.

Cerca de 24 horas antes de cozinhar a peça de carne, preparo uma Marinada misturando todos os temperos. Esfrego bem a carne na marinada (com as mãos) para o tempero penetrar na carne. Este passo é ainda mais importante quando cozinho a perna de perú com pele, que é bastante grossa.
Depois de temperar, coloco a peça de carne num recipiente, tapo com película aderente e deixo-a descansar no frigorífico.

Ingredientes da Marinada:

~ Alhos
~ Louro
~ Colorau
~ Sumo e pedaços de limão
~ Vinho branco
~ Sal e Pimenta preta moída a gosto
~ Tomilho 



Antes de assar a carne,  retiro os pedaços de limão e disponho a carne num tabuleiro de ir ao forno. Coloco os alhos e rego a carne com o molho do tempero. Depois acrescento cebola e tomate cortados às rodelas ou em pedaços pequenos.
À volta da carne disponho quartos de batatas grandes previamente descascadas (ou metades de batatas mais pequenas). Salpico tudo com um pouco mais de colorau em pó, sal (sobretudo nas batatas) salsa fresca e rego com um fio de azeite.


O Processo de Assar a Carne:

Primeiro tapo o tabuleiro com uma folha de alumínio e levo a carne a assar em forno baixo.  
O tempo que leva a assar depende do tamanho da peça mas a carne ficará muito mais tenra se for assada lentamente em forno baixo. 
Passados cerca de 45 minutos, retiro o tabuleiro do forno, destapo-o e verifico como está a carne. Por vezes nesta fase acrescento um pouco mais de líquido, como por exemplo, vinho ou caldo de carne. Volto a peça, rego com um pouco do molho que entretanto se formou, volto a tapar e a levar ao forno.
Na fase final do processo, retiro a folha de alumínio, aumento o nível do forno e deixo a carne e as batatas ganharem uma cor dourada por fora.



Corto a perna de perú em fatias finas ou pedaços pequenos, salpico com salsa fresca picada, e sirvo com as batatas de forno regadas com um pouco do molho da carne. Ao lado, sirvo uma boa salada mista e às vezes também faço um arroz branco.
Na foto acima, já tinha cortado a carne em pedaços pequenos e estava pronta a empratar. Costumo cortar logo a carne toda porque assim os pedaços ficam no molho e ganham ainda mais gosto.

Bom Apetite! :)

Sem comentários: