2.3.09

Receita de Borrego no Forno

Olá a todos,
Hoje trago-vos a minha receita de Borrego Assado no Forno que pode ser feita tanto com perna como com mão de borrego. A mão de borrego fica mais económica que a perna mas tem menos carne. Esta receita também pode ser adaptada para fazer costoletas ou peito de borrego no forno.
A marinada que indico na receita é a mesma que uso para peças de carne de porco ou peru. Na carne de vaca uso um tempero diferente e prefiro cozinha-la de outra forma.


 Receita de Perna de Borrego no Forno 

Ingredientes:

~ 1 Perna ou Mão de Borrego
Faça dois ou três golpes na carne para assar melhor



Para a Marinada:

~ 6 a 8 dentes de Alho
(fatiados)
~ 2 folhas de Louro
(em pedaços pequenos)
~ 1 colher sopa de Colorau
~ Sumo e pedaços de casca de 1 Limão
~ 1 copo de Vinho branco
~ Sal e Pimenta preta moída (opcional) a gosto
~ 1 colher de sobremesa de Tomilho




 Preparação:

1. Misture todos os ingredientes da marinada numa taça e esfregue bem a carne com esse preparado. Deixe a carne repousar na marinada, dentro do frigorífico num recipiente tapado com película aderente, durante algumas horas ou, de preferência, de um dia para o outro.

2. Disponha a carne num tabuleiro de ir ao forno e adicione:

~ Batatas médias cortadas ao meio
( se usar batatas mais pequenas ponha-as inteiras mas dê-lhes um pequeno golpe)
~ 2 Cebolas médias cortadas em rodelas
~ 2 Tomates médios com pele cortados em meia-lua
~ O resto do molho que ficou da marinada
~ Salpique com 1 colher de sobremesa de colorau e Salsa fresca a gosto
~ Regue tudo com um fio de Azeite




O Processo de Assar a Carne:

Cubra o tabuleiro com folha de alumínio e leve a assar em forno baixo. Em forno baixo, uma perna de borrego grande pode demorar duas ou mais horas para assar de forma a que a carne fique mediamente passada, tudo depende do tamanho da peça.

Convém ir regando a carne de vez em quando com o molho para não secar completamente. Se necessário, acrescente um pouco mais de água, vinho ou caldo de carne. Quando verificar que a carne já está assada (a gosto) por dentro, remova a folha de alumínio, aumente o nível do forno e deixe assar mais um pouco só para dourar a carne por fora.




Gosto de servir este prato com arroz branco soltinho e uma boa salada servida à parte. Como a nossa família é pequena, uma perna de borrego dá para várias refeições e esta é daquelas receitas que fica ainda melhor no dia seguinte.
Bom Apetite! :)

Sem comentários: