21.2.10

Receita de Molho de Colorau



Uso esta receita de Molho de Colorau para temperar e marinar carnes que depois serão assadas no forno. Este molho fica particularmente bem com frango ou perú mas também pode ser usado na carne de porco ou qualquer carne para assar ou fritar. 


Receita de Molho de Colorau 

Ingredientes:
(Para cerca de 1kg de carne)

~ 8 Dentes de Alho
~ Sumo de 1 limão
~ 3 colheres de sopa de Colorau (pimentão doce moído)
~ 1 colher de sopa de sal
~ 1/2 copo de vinho branco
~ Pimenta preta moída ou piri-piri  - opcional e a gosto

Como Fazer:

1. Descasque os alhos, triture-os com um triturador de alhos e ponha-os numa taça. Junte o sal, a pimenta ou piri-piri (se optar por os usar) e misture bem de forma a fazer uma espécie de pasta.
Se tiver e quiser, também pode moer os alhos com o sal num almofariz.  

2. Junte o sumo de limão, o vinho branco, e o clorau em pó e mexa bem todos os ingredientes. 

Barre a carne com o molho de colorau algumas horas antes de a levar a assar no forno ou pode deixar a carne a marinar neste molho, de um dia para o outro, num recipiente coberto guardado no frigorífico. 
Quando dispuser a carne na assadeira, junte-lhe o resto do molho da marinada e, se achar necessário,  pode acrescentar mais vinho ou um caldo de carne previamente preparado.
Quando uso o Molho de Colorau na carne de porco, junto-lhe também 2 folhas de Louro partidas em pedaços que tenho o cuidado de remover antes de levar a carne ao forno. O louro quando assado no forno fica amargo e por isso retiro-o do tempero antes de assar a carne.

Sem comentários: