19.11.13

Receita Portuguesa de Feijão com Carne e Massa

A pedido da A., uma amiga inglesa que já morou no Algarve e ficou apaixonada pela nossa gastronomia, hoje publico a receita de Feijão com Massa que me foi ensinada pela minha (ex) sogra. Apesar de ela já estar quase reformada da cozinha devido às suas 80 primaveras, eu sempre a considerei uma cozinheira e doceira com boa mão e admiro-a sobretudo pelos muitos anos de experiência a cozinhar refeições tamanho XXL mas muito saborosas para uma família bastante numerosa. Aprendi muito com ela e sou-lhe grata por tudo.
Por coicidência, eu hoje vou cozinhar feijão para o jantar mas não vou fazer Feijoada nem Feijão com Massa, vou fazer Chili com Carne acompanhado de arroz! 
Como a A. já me pediu esta receita há uns dias na página do blogue no Facebook, não a quero deixar mais tempo à espera e, apesar de não ter uma foto para acompanhar a receita, vou já partilhá-la: 


Receita Portuguesa de Feijão com Massa

Ingredientes:

~ 500 gr de Feijão Catarino (por demolhar)
~ 600 gr de várias carnes 
(vaca tenra e porco ou diferentes partes do porco, por ex: pé e perna)
~ 1 fatia de Toucinho 
~ 1 Chouriço de carne de boa qualidade
~ 1 Caneca bem cheia de Massas grandes
(qualquer tipo de massa)
~ 1 Cebola grande
~ 1 Tomate grande ou 2 mais pequenos
~ 1 Batata doce grande
~ 1 Fatia de Abóbora
~ 1 folha de Louro
~ 1 colher de sopa de Azeite
~ Sal q.b.
~ Hortelã a gosto para servir

Como Fazer:

1. Demolhe o feijão durante 12 horas. Coza o feijão com água e sal, escorra e reserve tanto o feijão como a água da cozedura.

2. Na panela de pressão ponha primeiro o feijão. Por cima do feijão ponha a cebola picada, a folha de louro, o tomate com pele cortado aos pedacinhos e tempere com o azeite e sal a gosto (atenção para não salgar demais pois o chouriço já tem sal assim como a água de cozer o feijão).  Junte 200 ml (1 copo) de água de cozer o feijão e por cima disponha as várias carnes cortadas em pedaços pequenos, o toucinho e o chouriço inteiro.

3. Leve a cozer em lume médio durante cerca de 20 minutos. Ao fim deste tempo desligue o lume, deixe arrefecer e abra a panela de pressão. Junte a batata doce e a abóbora cortadas em cubinhos pequenos. Por fim, adicione mais água de cozer o feijão e a massa. Deve adicionar água suficiente para cobrir tudo pois a massa irá absorvê-la. Volte a tapar a panela de pressão e leve-a novamente ao lume até a massa cozinhar (cerca de 10 a 12 minutos após a panela começar a apitar e em lume baixo).

4. Abra a panela, rectifique o sal e veja se é necessário acrescentar mais água. O Feijão com Massa é bem melhor com um pouco de molho e por vezes a massa absorve os líquidos todos. Se necessário, acrescente mais um pouco de água e volte a levar a panela destapada ao lume, mexendo tudo bem.

Sirva com hortelã.

A última vez que fiz uma receita deste género foi uma Feijoada com carne de vaca e feijão vermelho. Nos meus registos fotográficos ficou uma memória dessa Feijoada já no prato servida assim:




Bem...o meu feijão para o Chili já cheira a cozido, vou pôr mãos à obra e tratar do jantar.
Bom Apetite! :)

Sem comentários: