18.11.13

Salada de Quinoa com Molho de Iogurte e Hortelã

Bom Dia a todos,
Já tenho referido aqui no blogue que gosto da Bebida de Quinoa como substituto do leite de origem animal mas também tenho usado a Quinoa em si em diferentes receitas e ainda não publiquei nenhuma.
Na semana passada fez uns belos dias de sol aqui no Algarve, o já habitual Verão de S.Martinho. Cheirava a Verão e como tinha alguns legumes frescos para gastar e Quinoa Real, resolvi fazer uma saladinha com uma combinação de ingredientes que me soube mesmo bem. 
Para temperar a salada e mantê-la saudável, evitando as maioneses ou outras gorduras, fiz um molho de iogurte natural com hortelã que combinou de forma perfeita. É esta a sugestão que vos trago hoje:







Salada de Quinoa com Molho de Iogurte e Hortelã


Ingredientes:
Para 2 pessoas

Para a Salada:

~ 1/2 chávena de Quinoa
Que depois de cozida duplica e dá 1 chávena
(usei Quinoa Real biológica)
~ 1 Cenoura média ralada
(ralei em palitos)
~ 1 Ovo cozido cortado
~ 1 Abacate pequeno cortado em cubinhos
~ 4 folhas de Alface cortadas em juliana
(usei alface iceberg)
~ 1/2 chávena de Milho doce cozido
~ 1/4 Pimento vermelho cortado às tirinhas
~ 3 pés de Coentros frescos picados

Para o Molho de Iogurte:

~ 1 iogurte natural (sem o soro)
~ 3 colheres sopa de Leite magro
~ 8 Folhas de hortelã finamente picadas


Preparação:

Disponha os ingredientes todos cortados numa saladeira envolvendo-os bem para ficarem misturados. Prepare o molho juntando o leite e as folhas de hortelã finamente picadas ao iogurte e mexa bem. Sirva a salada com o molho à parte ou por cima a decorar:


A Quinoa é um alimento muito saudável e versátil. Pessoalmente, aprecio bastante o seu sabor e é um ingrediente que já faz parte das minhas receitas. Depois de cozida, a Quinoa pode ser usada em saladas, estufados, sopas e até em sobremesas. 
Esta salada, para além de visualmente apelativa é muito fácil de fazer e o molho de iogurte deu-lhe um toque especial. Com a Quinoa podemos usar a combinação de ingredientes que quisermos: frutas, legumes, frango, delícias do mar, camarão, etc. Fica sempre bem!

Bom Apetite! :)

Sem comentários: