20.11.13

As Receitas do Nosso Fim de Semana

Bom Dia a todos,
Já aqui referi que todas as semanas elaboramos um plano de refeições, sobretudo para jantares, mas como não o publico ao pormenor já me estou a habituar a criar este tipo de resumos das receitas que fiz no fim de semana anterior. Assim, poderão ter uma ideia de como me vou organizando.
No sábado passado, voltei a ir à Praça pois a princesa andava com apetites de Salmão fresco grelhado acompanhado por Maçaroca de Milho cozida com molho de manteiga. Fiz-lhe a vontade e de caminho trouxe Bife de Atum fresco (já disse que adoro, não disse?) para mim. Saiu mais uma vez a tal Receita de Bife de Atum à Minha Moda, acompanhado por Brócolos cozidos a vapor (e eu que não gostava nada de brócolos confesso que agora já não consigo passar muito tempo sem eles).
Um "close up" desse prato:



Na Quinta-feira quando fui buscar o meu pão de cereais e sementes preferido (que compro todas as quintas numa loja de produtos naturais) e fiz mais umas comprinhas de frescos já a pensar no fim-de-semana. Se há coisa que me aborrece é ir às compras quando os hipers estão cheios, então evito as horas de ponta.
Queria aproveitar umas maçãs que tinha comprado, e entretanto não se gastaram todas, para fazer uma tarte de maçã que seria o mimo doce desta semana. Nessas compras trouxe uma embalagem de massa folhada (a pensar na tarte) e um molho grande de espinafres.
Planos...pois quando ela viu um saco enorme de cenouras e metade de uma tablete de chocolate culinário no frigorífico quis voltar a fazer a Receita de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate que já partilhei aqui no blogue. 
Eu acho que este bolo até fica bem guloso e fofo mas leva demasiado açúcar para o meu gosto (2 chávenas cheias de açúcar branco na massa + açúcar na cobertura de chocolate) e ainda barafustei um pouco pois apetecia-me era a tal Tarte de Maçã. Já estava quase a sentir o aroma das maçãs com a canela a sair do forno...quando fui alvo de uma ameaça que teria de comer a tarte de maçã toda sozinha! E pronto, cedi. Lá saiu o dito cujo do Bolo de Cenoura.
Ahh...mas no Domingo "vinguei-me" (hihihi)! Fiz uma bela sopa com base de creme de cenoura, courgette, cebola, pouca batata e com o molho dos espinafres quase todo lá dentro. Depois, fiquei a pensar no que haveria de fazer à massa folhada pois dois doces assim de seguida não pode ser.
Ainda tinha meio pacote de queijo da ilha ralado, mozarella e o resto dos epinafres que tinham de ser usados ou então perderiam a frescura. Decidi fazer uns Folhados de 2 Queijos acompanhados pelo resto dos espinafres salteados com alho e azeite. Divertimo-nos a recortar a massa e a rechear os folhados e esta acabou por ser uma refeição fácil de preparar que completou bem o prato de sopa.

Entretanto descobri que o tablet também tem as suas esquisitices pois a luz da minha cozinha são duas lâmpadas flurescentes e as fotos tiradas à noite resultam em algo assim para a côr da icterícia :D
Lição: as fotografias do amigo andróide ficam melhor quando são tiradas com a luz do dia.
Aqui fica o registo desse prato:



Apesar das mudanças de planos à última da hora, nós acabamos sempre por nos divertir a cozinhar e isso é o mais importante. Momentos de risada preciosos que sempre recordo com carinho.
Também gosto que ela me acompanhe nas compras (apesar de muitas vezes vir um item ou dois a mais que não estava na lista) e aprenda a gerir o dinheiro. Eu até sou da opinião que cozinhar deveria fazer parte da formação de todas as crianças e todas as escolas deveriam ter uma hortinha.
É por estas e por outras que quando me refiro a planos de refeições, e sobretudo quando há adolescentes com apetites, acrescento sempre a palavra fléxivel.
E foi assim o nosso fim-de-semana culinário.

Até Breve :)

Sem comentários: