12.10.13

Receita de Figos Cheios com Amêndoas



Olá a todos, 
Hoje trago-vos a minha receita de Figos Cheios, uma especialidade tipicamente Algarvia que tenho por hábito fazer no Outono e no Natal - pois é quando há maior abundância de bons figos secos e as novas Amêndoas já foram apanhadas das árvores (Setembro é o mês da apanha das amêndoas).
Encher os figos é um trabalho de paciência e alguma minúcia. Depois de serem tostados no forno, os Figos Cheios aguentam bem várias semanas, preferencialmente guardados num frasco de vidro com tampa hermética. Assim, quando faço esta receita, faço logo uma quantidade razoável que depois vamos petiscando.
Partilho então como faço:

Receita de Figos Cheios com Amêndoas


Ingredientes:

~ Figos secos (de preferência grandes)
~ Amêndoas com pele
~ Açucar Amarelo - mascavado ou de cana integral
~ Canela em pó

Preparação:

1. Numa taça misture o açúcar com a canela e reserve. 

2. Retire o pé do figo e faça um pequeno corte nessa parte do figo com a ajuda de uma faca. Tenha cuidado para não abrir demasiado o figo nem rompê-lo noutras partes pois à medida que os vai enchendo com as amêndoas eles vão abrindo mais.

3.  Encha os figos com as amêndoas, uma a uma, acalcando-as e ajeitando-as dentro do figo com algum cuidado (se não tivermos cuidado, o bico das amêndoas também pode rasgar a pele do figo e não se pretende que isso aconteça para o acúcar não sair).
Dependendo do tamanho dos figos e das amêndoas, cada figo pode levar até 5 ou mesmo 6 amendoas. Costumo introduzir as amêndoas dentro dos figos com a parte bicuda da amêndoa voltada para baixo. 

4. Termine de encher os figos com uma colher de chá da mistura do açúcar com a canela. Disponha os figos num tabuleiro e leve-os ao forno (prateleira central do forno a 180ºC) durante cerca de 20 minutos ou até ver que o açúcar começou a borbulhar e os figos ficaram dourados por fora. Não os deixe ficar demasiado tempo pois os figos demasiado torrados tendem a ficar muito duros.
Aqui estão eles saidinhos do forno:



Até Breve :)

Sem comentários: