1.1.14

Receita de Bolo de Frutos Secos, Passas e Ananás

A Lenda do Bolo Rei

"Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discução para saber qual deles serio o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao menino. Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal. Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso."

Desde jovem, sempre gostei de lendas, fábulas, provérbios e outros dizeres ou crenças que reflectem a sabedoria popular da nossa cultura. Esta lenda do Bolo-Rei foi retirada de um recorte que tenho junto ao meu caderno de receitas e achei que era uma boa forma de começar este post porque é o bolo que dá mote à receita de hoje.
O Bolo-Rei é um dos bolos associados às minhas memórias desta época do ano mas como eu não gosto de frutas cristalizadas as minhas fatias acabam sempre por ficar penicadas. Sabendo deste meu desamor, a minha Madrinha no Natal fazia-me como mimo a sua receita de "Bolo-Inglês" sem frutas cristalizadas. O bolo chegou mesmo a ser a prenda de Natal dela para mim e por isso o recordo carinhosamente. 
Mais tarde, quis saber a receita para a recriar e perguntei-lhe numa das nossas animadas conversas ao telefone. Ela, com a sua característica paciência explicou-me a receita e eu apontei. Foi a partir dessa receita que fiz o Bolo com Nozes, Avelãs, Amêndoas, Passas e Ananás que está nas imagens.




Receita de Bolo de Frutos Tipo "Bolo Inglês"
da Dinora
 

Ingredientes:

~ 6 Ovos
~ 250 g de Farinha
~ 1 colher de chá de Fermento em pó (químico)
~ 250 g Açúcar
~ 125 g de Manteiga
~ 125 g de Frutos Secos
~ 1 cálice de Vinho do Porto

Confecção:

Bater bem o açúcar com a manteiga até obter um creme. Juntar as gemas, uma a uma, alternadamente com as claras que previamente foram batidas em castelo. Envolver tudo bem.
Misturar o fermento com a farinha e juntar devagar ao preparado anterior, bater um pouco, juntar o cálice de vinho do Porto e por último juntar as frutas. Levar a forno médio em forma untada com manteiga e salpicada com farinha. Decorar a gosto. 




Partindo da receita acima, usei uma combinação de miolo de nozes, amêndoas e avelãs nas seguintes proporções:
15 g de miolo de amêndoas com pele, 15 g de miolo de avelã e 10 g de nozes misturados e finamente triturados até ficarem tipo farinha. Este preparado foi incluido na massa do bolo (no passo da receita que indica para juntar os frutos secos) juntamente com 75 g de ananás em sumo (2 rodelas) previamente cortado em cubinhos pequenos. Também juntei mais 20 g de miolo de nozes e 20 g de miolo de avelã grosseiramente picados.
Usei 30 g de passas de uva sem graínha que pus a macerar no cálice de vinho do Porto logo quando comecei a fazer a receita do bolo e juntei ambos à mistura da massa juntamente com os frutos secos.
Segui os passos indicados na receita original mas usei açúcar amarelo areado em vez de açúcar branco. Em vez de usar a forma de bolo inglês usei uma forma de bolos em silicone. A forma tinha sido uma das prendas que recebi no Natal e eu queria experimentá-la. Gostei da forma, é prática porque não é preciso untar, dá um relevo engraçado ao bolo mas também é preciso ter atenção porque retém bastante o calor do forno.
Usei forno baixo, desenformei o bolo já frio e decorei com uma calda de mel que foi espalhada por cima do bolo ainda morna (2 colheres de sopa de mel de Rosmaninho, derretido em lume baixo), um pouco da farinha obtida pela mistura triturada dos frutos secos e no final salpiquei com açúcar em pó.
O uso da farinha de frutos secos deu uma maior consistência ao bolo mas não o fez perder a sua humidade e acrescentou gosto. A inclusão do ananás em calda de sumo na receita resulta muito bem com os frutos secos e com as passas e "corta" um pouco a generosa quantidade de açúcar que leva esta receita.

E assim começo o ano aqui no blog, com um dos meus bolos preferidos que é um digno parente do Bolo-Rei e uma boa sugestão para o Dia de Reis. Foi o bolo que fiz como sobremesa para o jantar de ontem e, como ficou um bolo grande, hoje ainda há uma fatia para mim (inserir aqui um sorriso guloso meu) :)

Até Breve
xxx

Sem comentários: