29.12.12

Receita de Sonhos de Natal



Os Sonhos e as Rabanadas sempre fizeram parte da mesa de Natal da minha família. A minha mãe fazia-os simples ao passo que a minha madrinha preferia fazer os de abóbora.
Apontei ambas as receitas no meu caderninho e guardo com carinho as memórias da azáfama na cozinha para que nada faltasse na mesa de Natal. Recordo também as viagens ao Alentejo para passar a quadra com a minha avó materna e aí os aromas eram diferentes pois tudo era feito no forno de lenha.
Já tenho visto algumas versões diferentes da receita de Sonhos mas, na sua simplicidade na cozinha, era assim que a minha mãe os fazia:



Receita de Sonhos de Natal


Ingredientes:

~ 6 colheres sopa bem cheias de Farinha
~ 100 ml de Água
~ Sumo de 1 Laranja
~ 4 claras de ovo
~ Açúcar e Canela em pó q.b. para polvilhar


Como Fazer:

1. Numa taça, misture a farinha com a água e o sumo de laranja natural. Mexa bem de forma a desfazer os grumos da farinha. 

2. Numa taça à parte, bata as 4 claras de ovo em castelo.

3. Adicione as claras em castelo à mistura anterior e envolva bem até fazer uma polme algo consistente.

4. Num recipiente à parte, misture o açúcar e a canela em pó para polvilhar os Sonhos quando os acabar de fritar.

5. Frite em óleo bem quente, sendo cada Sonho uma colher de sopa cheia de massa. Durante a fritura, volte os sonhos com a ajuda de um garfo para ficarem dourados de forma uniforme.

6. Escorra bem os Sonhos em papel de cozinha. Polvilhe ainda quentes com a mistura de açúcar e canela e sirva. Também há quem os sirva cobertos com uma calda de açúcar mas, para nós, o tradicional era mesmo o açúcar e a canela.
Se quiser fazer mais sonhos aumente a quantidade dos ingredientes na mesma proporção.


Bom Apetite! :)

Sem comentários: