13.1.13

Receita de Brownie de Chocolate com Nozes

Olá a todos,
Hoje partilho a receita de uma das estrelas cá da casa que há muito tempo não fazia: O Brownie de Chocolate com Nozes. 
Há mais de uma década, a minha amiga Rose era proprietária de um restaurante Mexicano onde trabalhei em part-time como empregada de mesa. Sempre que podia, e por gosto, também ajudava na cozinha. Foi lá que aprendi a fazer algumas receitas Mexicanas e este Brownie que fiz nesta passagem de ano. É uma receita fácil de fazer e uma verdadeira tentação para quem gosta da combinação do sabor de chocolate e nozes. O meu Brownie ficou assim:





Receita de Brownie de Chocolate com Nozes


Ingredientes:

~ 1 Tablete de Chocolate para Culinária (200gr)
~ 4 Ovos
~ 1 Chávena de Açúcar (usei açúcar amarelo)
~ 2 Chávenas de Farinha sem fermento
~ 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
~ 200 ml de óleo (usei óleo de girassol)
~ 100 gr de miolo de Nozes (partidos aos bocadinhos)
~ 1 cálice de Licor Tijuana ou outro licor de café


Como Fazer:

1. Parta a barra de chocolate em quadradinhos para uma taça, adicione o óleo de forma a cobrir o chocolate e derreta em banho-maria ou no microondas. Mexa bem para o chocolate ficar bem dissolvido, reserve e deixe arrefecer. 

2. À parte, bata bem os ovos inteiros com o açúcar até fazer uma pasta. Junte a farinha previamente misturada com o fermento e volte a bater bem.

3. Adicione o óleo com o chocolate ao preparado anterior e por fim o cálice de licor. Volte a mexer bem até a massa fazer bolhinhas. 

4. Pode juntar as nozes à massa ou no final já no tabuleiro de ir ao forno, previamente untado. Eu prefiro pôr as nozes partidas aos bocadinhos no final, por cima da massa, já no tabuleiro. 

5. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos, a 150-160º C, mas ponha o tabuleiro na prateleira central ou superior do forno. O "segredo" para o Brownie ficar com o chocolate derretido no meio, como ficou o meu que podem ver na foto acima, é não deixar cozer muito. 

Sirva simples ou, para uma sobremesa ainda mais deliciosa, acompanhe com uma bola de gelado ("casa" bem com gelado de baunilha ou natas) e decore a gosto. 

Bom Apetite!

Sem comentários: