22.1.14

Livro ABC dos Sabores Portugueses e Mais Alguns


 O "ABC dos Sabores Portugueses e Mais Alguns" é um dos livros de culinária Portuguesa que tenho e que mais aprecio. Já o mencionei aqui no blog e continua a ser uma fonte de referência e inspiração para mim.
Tal como é referido na introdução, este dicionário gastronómico é uma receita a três: José de Roby Amorim, jornalista, o Chefe Miguel Castro e Silva e o fotógrafo Jean-Marie del Moral.
A iguaria resultante desta receita é um livro que vai muito para além das receitas pois engloba a explicação de mais de 1500 termos, de étimos em desuso e também fala de cozinheiros, cozinheiras e escritores gastronómicos. É, portanto, um livro que resume as principais tradições gastronómicas Portuguesas.
O meu exemplar foi-me oferecido em 2005, logo quando foi publicado, mas ficou muito tempo na estante sem a merecida atenção e só mais recentemente é que o li de uma ponta à outra. As receitas ilustradas no livro são todas apetitosas mas das poucas que já experimentei a que gostei mais foi receita de Sopa do Mar. No que diz respeito a receitas de doces, há uma que ainda não experimentei e que têm andado a sorrir para mim:



Tenho andado a imaginar como será o sabor deste Toucinho do Céu acompanhado de gelado e decorado com um molho de Frutos Silvestres e algumas bagas para dar um toque final. Já viram as coisas que eu me tenho posto a imaginar! Pura gula :)


Referência do livro:

Amorim, José de Roby (2005)."ABC dos Sabores Portugueses". Lagonda, Lisboa.
ISBN: 972-992-373-6




Sem comentários: