1.12.13

Molho de Abacate Tipo Guacamole (ou..a saga do molho de abacate)

Ela diz que eu sou viciada... 
Eu rio-me, argumento e arranjo justificações... mas acabo por ter que lhe dar (alguma) razão! 
(pronto M., ficas contente assim?  eu assumo publicamente)
É que sabem... eu não vejo isto como um vício, é mais uma paixão e daquelas bem picantes :D
Ela, para brincar comigo, encontrou este vídeo com uma música e agora cada vez que me vê a fazer o molho começa a cantar: "Hot Tamale, Hot Tamale (...)", e começamos as duas a bandearmo-nos pela cozinha :D
É que vocês não vão acreditar nisto, mas há mesmo uma versão de dez horas da dita música! Dez horas seguidas...é mesmo muito Tamale!
E pronto, as crianças divertem-se e é daqui que vem a parte do título do post "a saga" que para mim (e para a parte de mim com tendências perfeccionistas) é mais a busca da combinação de ingredientes mais perfeita. 
Já que resolvi aldrabar um pouco o verdadeiro guacamole e, sempre que o faço fica diferente, concluo que tenho andado em fase de experimentação com as quantidades de ingredientes até acertar naquela que acho melhor.
É que às vezes eram os abacates que não estavam suficientemente maduros, algo que eu já aprendi a contornar: Ponho-os num saco de papel fechado dentro de um armário da cozinha durante alguns dias e eles assim amadurecem sem ficarem escuros por fora. Mas até descobrir este truque, que me foi ensinado pelo amigo americano M.N., ainda levei tempo e este processo de amadurecer os Abacates exige que os compre com alguma antecedência. 
Depois são os Jãlapenos, nem sempre os tenho pois só encontro frascos com eles em pickles e que não são lá muito em conta. Para os substituir uso malaguetas mas não é a mesma coisa! 
Já andei a pesquisar e descobri um website estrangeiro que vende as sementes mas, como esta planta dá-se melhor com o calor, vou ter de esperar até à próxima Primavera e experimentar plantar num vaso. Eu e a minha mini-horta vertical :)
Depois, são as limas que até são fáceis de encontrar mas às vezes esqueço-me de as trazer e uso limões. Também não fica igual. Os coentros têm de ser bem frescos (isto é fácil) e as melhores cebolas são as doces e elas também têm a sua melhor época.  
Às vezes, usava uns pedaços de pimento verde e vermelho mas até acertar na quantidade ideal também andei em experiências. Ultimamente descobri que se usar jãlapenos o molho fica melhor só com pimento vermelho. Enfim...estão a ver a saga, né?
Então...quando as condições estão todas reunidas é uma festa para mim :)
(porque eu sou assim, aprendi a apreciar as pequenas  grandes coisas da vida e fico feliz com este tipo de mimos)
Todas as semanas faço o molho e, como muitas vezes não lancho como deve de ser, enquanto preparo o jantar vou petiscando umas tortillas bem dipadas nele. Depois, também o uso em vários pratos: por cima de omoletes, por cima dos bróculos cozidos, com as queijadillas e os burritos, etc, etc. 
Faço a medida do copo pequeno que veio com a minha varinha mágica, tapado e guardado no frigorífico aguenta-se bem uns dias. Às vezes o sumo de lima separa-se do resto do molho mas basta voltar a mexer e fica bom.
Passou a ser um "must" para mim e por vezes dou-lhe honras na mesa servindo-o assim:




Receita (final) de Molho de Abacate tipo Guacamole


Ingredientes:

~ 2 Abacates médios maduros
~ 1 Cebola doce pequenina ou 1/2 média
~ Sumo de 1/2 Lima
~ 6 pés de Coentros frescos
(com os talos)
~ 6 rodelas de Jãlapenos em pickles
~ 1 Tira pequena de Pimento Vermelho
(metade de 1/4 de um pimento pequeno)
~ Sal marinho ou flor de sal a gosto


Preparação:

Junte a polpa do abacate e o resto dos ingredientes (a cebola descascada e cortada em pedaços, os coentros, o pimento, as rodelas de jãlapeno e o sumo de lima) numa picadora e triture até obter um molho cremoso. 
Eu prefiro o molho triturado finamente mas também o pode fazer menos triturado para que se notem pedacinhos.
Sirva como entrada com tortillas de milho ou no prato.



Digam lá que não fica tãoo lindinho! :)

Então e vocês, têm algum vício?
(quero ver se alguém vai ter a coragem de admitir hihihi )

Hasta la vista ....

Sem comentários: