11.10.12

Receita de Tarte Fria de Iogurte



Olá a todos,
Tenho andado atarefada e um pouco ausente dos meus blogues pois mudei de casa. 
A minha prioridade foi pôr a cozinha da nova casa a funcionar mas só no fim de semana passado é que fiz o primeiro bolo. Estava óptimo de sabor, mas de aspecto não saiu lá grande coisa. Na outra casa tinha um forno eléctrico muito bom mas nesta o forno é a gás e ainda não estou habituada a ele. Assim, tenho cozinhado refeições simples para ela e, para mim, vegetarianas. 
Este verão, encontrei esta receita de Tarte Fria de Iogurte no blogue "De Volta dos Tachos" e decidi experimentar. É uma receita simples e deliciosa, gostei muito e por isso partilho:



Receita de Tarte Fria de Iogurte Com Doce de Morango


Ingredientes:

Para a Massa:

~ 1 Pacote de bolacha Maria
~ Manteiga q.b.

Para o Recheio:

~ 200 gr de Açúcar
~ 1 Pacote de Natas - 200 ml
~ 3 Iogurtes Naturais ou de Morango
(usei naturais açucarados)
~ 1 Pacote de Gelatina Neutra - 20 gr

Cobertura:

~ Doce de morango q.b.


Como Fazer:

1. Triture a bolacha Maria e misture com a manteiga previamente derretida. Forre o fundo da forma amovível com a bolacha amolecida e leve ao frigorífico para que a bolacha solidifique bem.


2. Bata as natas e quando começarem a ficar firmes adicione o açucar, volte a bater mais um pouco até fazer um creme consistente. Em seguida, junte os iogurtes e por fim a gelatina previamente dissolvida*

* Dissolver a gelatina: Na receita original, a indicação é para dissolver a gelatina em água quente (deve deixar amornar a água com a gelatina antes de misturar com os iogurtes e natas), mas eu usei 100 ml de leite em vez de água. O meu processo de dissolver gelatina em folhas é assim: 1º molho as folhas de gelatina em água corrente até amolecerem. Depois, aqueço bem o leite e misturo a gelatina mexendo bem para dissolver. Deixo arrefecer um pouco e só quando esfria é que misturo ao preparado da tarte ou semifrio que estiver a fazer. 

3. Coloque o recheio na forma forrada com a bolacha e leve ao frio até ficar firme. Por último, cubra a tarte com doce de morango ou outro doce a gosto.

Esta tarte é menos enjoativa que a Tarte de Natas tradicional e como leva iogurte é uma receita um pouco mais saudável.  A que fiz desapareceu num épice.

Até Breve :)

Sem comentários: