19.12.12

Receita de Biscoitos de Gengibre e Canela




Olá a todos,
Desde que me tornei quase vegetariana tenho usado Gengibre fresco nas minhas receitas de estufados de legumes mas ainda não tinha experimentado usá-lo em doces. 
Encontrei uma receita de Bolachas de Gengibre e Canela em forma de Pinheirinhos no blogue "Cravo e Canela" (uma receita original do livro 1001 Cupcakes, Cookies & other tempting treats) e resolvi experimentar:

Alterei um pouco a receita e experimentei-a em duas versões, uma com raspas de laranja (como na receita original) e outra com raspas de limão. Em vez de estender e moldar a massa em bolachas, numa das vezes fiz fiz biscoitos em forma de bolinhas espalmadas e na outra fiz argolinhas. Ambas as versões ficaram muito boas mas preferi a versão com a mistura dos sabores do Gengibre, Canela e Limão. Os meus biscoitos ficaram mais escuros do que na receita original porque usei farinha de trigo integral, açúcar de cana integral e mais canela. 



Imagem do Blogue onde encontrei a Receita Original



Receita de Biscoitos de Gengibre, Canela e Limão 


Ingredientes:
(para cerca de 20 biscoitos)

~ 2 Ovos
~ 2 Chávenas de Farinha
(usei farinha de trigo integral e farinha normal sem fermento)
~ 1 colher chá Fermento em pó
~ 3 colheres sopa Margarina derretida
~ 2 colheres sopa Azeite (incluí eu)
~ 1/2 chávena Açúcar Amarelo (ou 100 gr. para mais doce)
~ 2 colheres chá Canela (bem cheias)
~ 2 colheres sobremesa de Gengibre fresco ralado 
~ Raspa de 1 Limão (ou de 1 Laranja, como na receita original)
~ 1 Colher sopa de Aguardente (incluí eu e usei Medronho)
~ Papel vegetal para forrar o tabuleiro do forno

Como Fazer:

1. Descasque o Gengibre fresco, rale e reserve. Prepare também as raspas de limão ou laranja e reserve. Derreta a margarina e reserve. 

2. Misture a farinha (usei 1 chávena de farinha de trigo integral e 1 de farinha normal sem fermento) com o fermento em pó, a Canela e o Gengibre fresco ralado. Bata ligeiramente os 2 ovos para adicionar por último e reserve enquanto junta o resto dos ingredientes. 

3. Adicione a margarina derretida e o azeite. Misture um pouco até a massa ficar tipo farelos. Junte o açúcar, as raspas de limão e por fim os ovos. Amasse bem até fazer uma bola (eu usei as mãos mas pode usar a batedeira com as varinhas próprias para massas), se necessário acrescente mais um pouco de farinha.

4. Tape a massa e deixe-a repousar no frigorífico durante 1 hora. 

5. Forre o tabuleiro do forno com o papel vegetal, molde os biscoitos e disponha-os no tabuleiro:




Na foto acima estão os meus biscoitos da versão com Laranja prontos para ir ao forno que entretanto liguei para aquecer. Cozeram na prateleira intermédia do forno a 180º C até ficarem dourados (cerca de 25 minutos). Se fizer bolachas com a massa estendida e mais fininhas levam menos tempo a cozer. Deixe arrefecer antes de servir. Podem ser servidos simples ou decorados com Icing Sugar. 

A minha cozinha ficou perfumada com o aroma do Gengibre no forno e os biscoitos ficaram mesmo muito bons. Esta receita é uma boa sugestão para acompanhar o Chá, o Café depois de jantar ou para a mesa de Natal. 
Bom Apetite!

Imagem e Receita Original: Cravo e Canela

Sem comentários: