19.12.10

A Minha Receita de Caldo Verde



O Caldo Verde, é uma das sopas Portuguesas mais típicas, principalmente na época Natalícia e na Passagem de Ano. Eu gosto bastante de Caldo Verde mas é preciso que leve umas rodelas de chouriço com pouca gordura e não tenha demasiada couve. Por esse motivo, prefiro o Caldo Verde feito cá em casa com a minha receita :)


Receita de Caldo Verde

Ingredientes:

~ 4 Batatas grandes
~ 4 Cebolas médias
~ 2 dentes de Alho
~ 1 Folha de Louro
~ Couve Portuguesa finamente picada
~ Rodelas de Chouriço q.b.
~ Água, Sal e Azeite


Como Fazer:

1. Descasque as batatas, as cebolas, o dente de alho e leve a cozer numa panela com água (água suficiente para cobrir os legumes) e uma pitada de sal. Adicione a folha de louro que deve retirar antes de reduzir a base da sopa a puré com a varinha mágica ou um "passe-vite".

2. Escalde a couve em água a ferver durante uns 5 minutos. Escorra a água e reserve a couve. Corte as rodelas de chouriço e reserve.

3. Quando os legumes estiverem bem cozidos, retire a panela do lume, retire a folha de louro (muito importante não esquecer!) e reduza tudo a puré.

4. Leve novamente o puré ao lume, rectifique a água e o sal. Adicione a couve picada e deixe cozer até a couve estar bem cozida. Antes de apagar o lume, adicione azeite a gosto e as rodelas de chouriço.

Eu gosto de acompanhar o Caldo Verde com uma fatia de broa, pão de milho ou pedacinhos de pão frito. Uma sopa bem reconfortante para as noites frias de Inverno.

Bom Apetite!

Sem comentários: