9.1.14

Receita de Cupcakes de Chocolate com Creme de Baunilha

Logo no início das férias escolares de Natal, a M. pediu-me para a deixar fazer Cupcakes de Chocolate e eu que gosto tanto das nossas sessões culinárias concordei. 
Eu já a contagiei com o meu gosto pela Culinária pois ela também gosta de fazer doces, vê vídeos e mostra-me receitas novas que encontra e que gostava de experimentar. É fã da cozinha Japonesa e adora Sushi.
Disse-lhe para escolher uma receita ao gosto dela para que eu pudesse preparar os ingredientes e ela assim o fez. Optou por esta receita para os Cupcakes, e decorou-os com um Creme de Baunilha que costumo fazer para alguns bolos. Fez quase tudo sozinha, apenas a ajudei a pesar os ingredientes e tratei da parte do forno. 
Pois...já devem ter notado, tenho orgulho do meu anjo sim! :)




Receita de Cupcakes de Chocolate com Creme de Baunilha

Ingredientes
Fez metade das quantidades indicadas na receita e deu para 12 Cupcakes

Para os Cupcakes:
~ 4 ovos (usou tamanho M)
~ 200 g Manteiga sem sal
~ 200 g Chocolate (usou em pó)
~ 200 g Açúcar branco
~ 150 g Farinha de Trigo (usou com fermento)

Para o Creme de Baunilha:

~ 185 g Açúcar em pó (icing sugar)
~ 60 g Manteiga sem sal
~ 2 colheres de sopa de Leite
~ 1 colher de sopa de Essência de Baunilha


Confecção:

1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Como usamos chocolate em pó, derreteu-se a manteiga e misturou-se bem com o chocolate.

2. Separe os ovos e bata as claras em castelo (juntamos uma pitada de sal marinho às claras para ficarem mais firmes). Bata bem as gemas com o açúcar até formar um creme. 

3. Junte a mistura do chocolate com a manteiga ao preparado das gemas e bata bem. Aos poucos, integre a farinha. Por último, envolva as claras em castelo.

4. Distribua a massa pelas formas individuais. Usamos cápsulas de papel plissado médias colocadas em forminhas de alumínio. Não encha as formas pois a massa cresce.

5. Levar ao forno a 180ºC durante 8 minutos e decorar com chantilly, frutas frescas ou a gosto. 
 Usamos forno médio, cerca de 170ºC, pusemos o tabuleiro com os Cupcakes na prateleira do meio do forno e deixamos cozer 10 minutos. Retiramos logo do forno, a M. decorou os Cupcakes já frios com o Creme de Baunilha, com a ajuda de um saco de pasteleiro, e salpicou alguns deles com raspas de chocolate de leite. 

Confecção do Creme de Baunilha:

Bater bem o açúcar em pó com a manteiga à temperatura ambiente até fazer um creme. Juntar o leite, a essência de baunilha e voltar a bater. Refrigerar durante 1 hora antes de usar.



Os Cupcakes ficaram óptimos, muito fofinhos por dentro e o creme de baunilha tornou-os tão gulosos! 
Depois de os provar, disse logo que esta seria uma boa receita para fazer no seu aniversário que será no início de Fevereiro. Ontem, quando lhe disse que ia publicar os Cupcakes dela aqui no blog riu-se e saiu-se com esta: "Tú devias era ir a um concurso que há na televisão de chefes de cozinha, podias ganhar!"
É uma querida :)
Até Breve
xxx

2 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Vim conhecer o seu cantinho e adorei, já sou seguidora.
Bjs

Maria Silva disse...

Boa tarde,
Seja muito bem vinda ao meu cantinho de culinária e obrigado! :)
Já vi que também é blogger, em breve irei também visitá-la.
Bjs