7.1.14

Curso de Ciência e Culinária Online da Universidade de Harvard

Boa tarde a todos,
Em meados do mês passado, tomei conhecimento através de um blogger da existência de um curso online sobre Ciência e Culinária. Fiquei curiosa, resolvi increver-me e desde o dia 20 de Dezembro que tenho estado a acompanhar as aulas do curso.
O curso é em inglês, chama-se "Science and Cooking: From Haute Cuisine to Soft Matter Science" e é ministrado online pela Universidade de Harvard através da plataforma "edx". O curso é grátis e qualquer pessoa pode se increver. 
A plataforma edx agrega e torna possível ministrar cursos online de várias universidades internacionais. Os conteúdos estão sempre disponíveis (24 horas) o que permite aos alunos acederem aos cursos no horário que mais lhes convier e a partir de qualquer local, desde que tenham um computador e acesso à internet. 
O curso de Ciência e Culinária começou no dia 8 de Outubro de 2013 e terminará no dia 15 de Março de 2014. 
O curso foca-se sobretudo na ciência que está na base dos processos culinários mas também inclui aulas em vídeo apresentadas por diferentes chefes. Alguns dos vídeos mostram passo-a-passo a confecção de receitas da autoria dos chefes que colaboram no curso.
A estrutura do curso é em dez blocos semanais que incluem aulas em vídeo e alguns conteúdos escritos adicionais fornecidos em formato digital. Cada bloco semanal inclui testes sobre os conteúdos ministrados e trabalhos para casa. Os testes são feitos online assim como a submissão dos trabalhos para casa. Por cada bloco são atribuidos pontos que vão sendo acumulados para a classificação final.
No final, os alunos terão de apresentar um projecto de investigação e quem completar o curso terá direito a um certificado.
Os Chefes e staff que colaboram no curso incluem: Ferran Adria, Wylie Dufresne, Harold McGee, Ted Russin, José Andrés, Davis Chang, Ryan Miller, Dave Arnold, Dan Barber, Joan Roca, Bill Yosses, Nathan Myhrvold, Dan Souza (America´s Test Kitchen), Carme Ruscadella, Enric Rovira, Carles Tejedor, Nandu Jubany e Joane Chang.

Podem aceder ao curso, ver todas as informações e assistir à introdução em vídeo aqui.

A minha experiência, até agora, com o curso:

Tal como referi acima, eu só comecei a assistir às aulas no dia 20 de Dezembro já o curso ia na 4ª semana. Tenho pena de não ter tido conhecimento da existência do curso logo quando começou mas, mesmo assim, estou a tentar completá-lo.
Apesar de já ter chegado tarde, estou a gostar bastante da experiência. Não é um curso muito fácil pois inclui matemática, física e química. O facto de ser em inglês não representa nenhuma dificuldade para mim agora as equações matemáticas, a Física e a Química sim pois a minha formação a nível do secundário foi em Humanísticas e estudos superiores foi na área das Ciências Humanas e Sociais. A parte dos vídeos com os chefes é, sem dúvida,  a que estou a gostar mais.
A plataforma edx funciona muito bem e o interface é fácil de utilizar. O curso está bem estruturado e os conteúdos teóricos e práticos são interessantes e estão sempre interligados. São fornecidos materiais de estudo suplementares e referências de livros para consulta. Também existe um Fórum onde os alunos podem trocar experiências e colocar questões.  
Desde que me increvi, tenho estado a tentar assimilar o que foi ensinado nas primeiras semanas e já completei os testes dos três primeiros blocos. Ao mesmo tempo, estou a tentar fazer a semana que está a decorrer. Já não poderei submeter os TPC que ficaram para trás e por isso não poderei ter esses pontos, porém, basta completar 60% do curso para obter o certificado. 
Isto significa que, matemáticamente, se me aplicar bastante ainda tenho hipóteses de aspirar ao certificado. Também tenho a opção de apenas assistir ao curso sem fazer os testes mas nesse caso não terei o certificado. 
Na minha opinião, e para quem é profissional de cozinha, ter um curso com a marca de uma Universidade de renome como a Harvard poderá ser vantajoso. 
No meu caso pessoal, que não trabalho nesta área e sou apenas amadora, estou a assistir ao curso por amor à culinária e gosto em aprender. Independentemente do certificado, aprender é sempre excelente e estou contente por estar a ter esta experiência enriquecedora.

Até Breve
xxx

Sem comentários: