31.10.13

Receita de Feijoada de Búzios




Olá a todos,
As noites aqui no Algarve já vão arrefecendo e já me vai apetecendo os pratos típicos de Inverno como a Feijoada, o Feijão Guisado, os Ranchos de Grão, as Sopas e os Guisados. Gosto muito de Feijoadas, principalmente de Marisco e Choco e há muito tempo que não fazia uma bela Feijoada de Búzios. Os Búzios são um pouco caros por isso esta é uma receita que só faço de vez em quando.
A receita original desta Feijoada de Búzios é da Slow Food Algarve, que modifiquei um pouco, e como fica deliciosa merece a partilha:


Ingredientes:
(Para 4 pessoas)

~ 600 grs de miolo de búzios (médios) cozidos
~ 500 grs de feijão vermelho ou catarino
~ 300 grs de tomates frescos
~ 2 colheres de sopa de polpa de tomate
~ 1 cebola grande
~ 1/4 pimento verde
~ 1/4 pimento vermelho
~ 1 raminho de salsa fresca
~ 1 folha de louro
~ 1 dente de alho
~ 1 dl de azeite
~ Sal q.b. ;
~ Pimenta q.b
~1 malagueta (opcional)

Como Fazer:

1. Na noite anterior, demolhe o feijão. Cerca de 12 horas é suficiente. Coza o feijão em água com um pouco de sal até ficar macio e reserve um pouco da água da cozedura do feijão para depois adicionar à Feijoada.

2. Prepare os búzios j+a cozidos: (os de tamanho médio são melhores para usar nesta receita porque são mais macios): Parta-os, retire o miolo e corte o miolo em pequenos pedaços.
Se comprar búzios crus, coza-os inteiros em água e sal durante cerca de uma hora.

3. Faça um refogado com a cebola, o dente de alho e o azeite. Deixe alourar um pouco a cebola e junte a folha de louro. Depois, adicione os pimentos previamente cortados em tiras pequenas, os tomates também picados, a polpa de tomate e o raminho de salsa. Se quiser a Feijoada picante, junte neste passo a malagueta inteira. Deixe o refogado de tomate apurar um pouco.

4. Adicione os búzios ao refogado de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Seguidamente, junte o feijão e a água da sua cozedura que reservou. Deixe ferver e apurar bem.

Sirva com arroz branco e salada.
Bom Apetite!

Sem comentários: