27.10.13

Receita de Shortbread

Olá a todos,
Para além dos diferentes livros de receitas que tenho vindo a comprar ao longo dos anos, tenho também um caderno ou vou apontando as receitas que familiares, amigos e colegas vão partilhando comigo. Neste caderno também juntei uma mica onde vou pondo recortes de receitas que encontro em revistas e embalagens de certos produtos - e que também já são imensas!
Quando faço alguma receita e preciso de consultar as quantidades lá vou eu buscar o caderno. Há um par de anos renovei o caderno pois o antigo já não tinha mais folhas para escrever e dei-me "ao trabalho" de passar as receitas todas a limpo. Estas são daquelas receitas da avó, da mãe, da sogra e da madrinha que nunca vou querer perder e, um dia mais tarde, serão passadas à minha filha. 
Neste caderno tenho imensas receitas que ainda não publiquei aqui no blogue sobretudo porque, nos últimos tempos, muitas delas não as tenho feito e não tenho fotografias para acompanhar as publicações. Aliás, as fotografias têm sido o meu "calcanhar de Aquiles" porque a minha máquina não é de boa qualidade e a fotografa é amadora...bem, mas isso não me tem impedido de manter o blogue, e não será por causa disso que agora vou desistir! :)
Esta semana andei a rever o tal caderno e, no meio das muitas receitas de doces que tenho, encontrei a de "Shortbread" que me foi passada pela minha madrinha (sniff, saudades dela) e é a receita que partilho hoje:




Receita de Shortbread


Ingredientes:

~ 350 gr de Farinha com fermento ou 250 gr de Farinha misturada com 100 gr de Farinha de Arroz
~ 225 gr de manteiga
~ 100 gr de Açúcar
~ 1 pitada de Sal

Como Fazer:

1. Unte e enfarinhe o fundo de uma forma de 30 cm.
2. Peneire a farinha com o sal. Trabalhe-a com a manteiga derretida e junte o açúcar. Misture bem.
3. Estenda a massa e coloque-a na forma premindo bem. Faça uns furinhos na massa com a ajuda de um garfo. 
4. Leve a forno médio/baixo durante cerca de 30 minutos. Quando retirar o Shortbread do forno, polvilhe com açúcar, corte em pequenos quadrados ainda morno e deixe arrefecer na forma.

Muito simples de fazer e perfeito para acompanhar um Chá.
Até Breve :)

Sem comentários: