13.5.13

Pizza Caseira de Vegetais com Base de Milho




Olá a todos,
Adoro Pizza caseira, é um dos meus pratos Italianos preferidos e faço muitas vezes. A Pizza totalmente caseira dá algum trabalho a fazer mas permite usar a combinação de ingredientes que mais gostamos ou aproveitar restos de carnes, frango, marisco ou outras sobras que tenhamos em casa.
As minhas Pizzas preferidas são as de camarão, atum ou só de vegetais com especarias. O meu molho de tomate, também totalmente caseiro, é feito com um refogado de cebola, azeite e tomate e é temperado com Manjericão seco. 
Tenho duas receitas diferentes para a massa, uma é uma base simples tipo pão e a outra é uma base com mistura de farinha de trigo e milho. Esta ultima é a base que utilizo nas minhas Pizzas de Vegetais e é a receita que partilho hoje. 


Receita de Pizza Caseira de Vegetais com Base de Milho


Ingredientes:

Massa para 1 base de Pizza de 28 cm de diâmetro:

~ 150 gr Farinha de trigo sem fermento
~ 150 gr Sémola de Milho *
~ 4 colheres sopa de Azeite extra virgem
~ 1 pitada de Sal
~Água morna q.b. para amassar

* A sémola de milho faz uma massa com consistência granulada,  às vezes também uso a farinha de milho em vez da sémola o que resulta numa massa mais parecida à das pizzas normais.


Molho de Tomate:

~ 1 cebola grande
~ 5 tomates maduros
~ Azeite para refogar
~ Manjericão seco e sal a gosto

Recheio de Vegetais e Queijo:

~ Cogumelos frescos 
~ Alho Francês
~ Pimento verde e vermelho
~ Folhas de Aipo
~ 2 qualidades de Queijo: Mozzarella e outro
~ Orégãos secos a gosto


Preparação:

1. Preparar a Massa: Numa taça misture a farinha com a sémola de milho, adicione uma pitada de sal, o azeite e misture. Amasse com água morna: vá despejando a água aos poucos e amassando com as mãos até fazer uma bola de massa consistente. Para esta quantidade de farinha uso cerca de meia chávena de água. Se necessário, acrescente um pouco de farinha. Amasse bem e reserve enquanto prepara o molho de tomate e o recheio.

2. Preparar o molho de Tomate: Pele metade dos tomates e corte-os todos em pedaços pequenos. Pique a cebola para um tacho e leve a refogar com o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicione os tomates. Tape o tacho e deixe refogar, mexendo de vez em quando. No final adicione Manjericão seco a gosto. Reserve e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio e estende a massa.

3. Prepare o Recheio: Lamine os cogumelos, o aipo, o alho francês e corte os pimentos em pedaços pequenos. Reserve.

4. Estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre a forma previamente salpicada de farinha. Dobre as pontas da massa que sobrar para dentro, calcando para unir a massa.

5. Cubra a massa com o molho de tomate, salpique com orégãos secos (se preferir use os orégãos por cima do queijo, no final) e espalhe os ingredientes do recheio em camadas. 




6. Termine o recheio com os queijos. Leve ao forno na prateleira do meio a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até a massa estar bem cozida e os queijos derretidos. Se tiver grill no forno pode usá-lo no final para gratinar os queijos. 




Gosto de acompanhar a Pizza com Salada, Legumes, Cenouras ou Beterraba Temperada.

Bom Apetite! :)

Sem comentários: