23.5.12

A Minha Receita de Beterraba Temperada



Olá a todos,
Hoje partilho a minha Receita de Beterraba Temperada. 
A Beterraba é uma planta herbácea usada para fins culinários, para a produção de açúcar e uma das suas variantes (a beterraba sacarina) era cultivada para a alimentação animal. 
A Baterraba é um dos legumes com mais alto teor de açúcar mas é uma boa fonte de Ácido Fólico, é rica em Potássio e contém alguma Vitamina C.
A Beterraba, à semelhança do nabo, é um legume que pode ser todo aproveitado. A parte das folhas do topo é rica em Betacaroteno (leia aqui o post sobre os Benefícios do Betacaroteno), Cálcio, Ferro e pode ser cozinhada como os espinafres. A raiz pode ser comida crua, cozida, em pickles ou de conserva. É também usada em sopas, batidos ou sumos.
Aqui fica a minha receita de Beterraba cozida e temperada:


Receita de Beterraba Temperada


Ingredientes:

~ 4  Beterrabas Médias
~ 2 Dentes Alho
~ 2 Folhas de Louro
~ Azeite (+/- 5 colheres sopa)
~ Vinagre (3 colheres sopa)
~ Um raminho de Salsa fresca picada
~ Sal q.b.


Como Fazer:

1 . Lave bem a raiz das beterrabas e, sem as descascar ou cortar, leve-as a cozer cobertas com água na panela de pressão durante 20 minutos em lume baixo a médio. Se preferir, coza-as numa panela normal até ficarem bem cozidas o que poderá demorar entre 45 minutos ou uma hora, dependendo do tamanho das beterrabas.
    Dica: Para que a panela de pressão não escureça com a tinta magenta que a beterraba liberta durante cozedura, adicione 2 ou 3 rodelas grossas de limão à agua. 

    2. Depois de cozidas, deixe as beterrabas arrefecerem e remova a casca (se a beterraba ficar bem cozida a casca sai bem). Corte as beterrabas ás fatias ou meias luas finas para uma saladeira.

    3. Tempere com os alhos crus cortados em pedacos pequenos, as folhas de louro em pedaços, um raminho de salsa fresca finamente picada, sal q.b., azeite e vinagre. No fim, junte um fio de água e mexa tudo bem.

         
     A Beterraba temperada, tal como as Cenouras Temperadas são bons acompanhamentos para todos os tipos de refeições. Em alguns restaurantes aqui no Algarve, as cenouras temperadas são servidas com azeitonas como entrada. Como ambas as receitas são temperadas de vinagrada conservam-se bem no frigorífico durante vários dias.

Sem comentários: