7.2.13

Como Fazer Leite de Amêndoa Caseiro




O Leite de Amêndoa é um dos melhores substitutos para o leite de origem animal. É leve, de fácil digestão e tem um gosto agradável.  
É rico em minerais: Cálcio, Magnésio, Fósforo, e Vitamina E. É fonte de proteínas e gordura mono-saturada  O Leite de Amêndoas é versátil, pode ser usado na preparação de doces, salgados ou molhos e não interfere no sabor dos outros alimentos. 

Existe Leite de Amêndoa à venda em pacotes, encontrará à venda nas lojas de produtos naturais ou nos hipers. Eu acho-o um pouco dispendioso, dependendo das marcas cada litro pode custar cerca de 3.00 Euros e alguns têm açucares e conservantes adicionados - recomendo que leia sempre o rótulo antes de comprar. 
Eu prefiro o Leite de Amêndoa caseiro, fica mais em conta que o embalado e assim tenho a garantia que é 100% natural sem a adição de açúcares ou outras substâncias. Além disso, vivo no Algarve onde as amêndoas da região são vendidas a um preço acessível e de excelente qualidade. 
Também já tenho ido apanhar as amêndoas a um terreno de um amigo e essas são mesmo biológicas e o preço é apenas o trabalho de as apanhar e descascar.
Preparo 1,5 l de cada vez e conservo o leite num jarro de vidro no frigorífico. Partilho então como faço:


Leite de Amêndoas Caseiro



Ingredientes:
(para 1,5 l)


~ 200 g de amêndoas com pele
~ 1,5 l de água 



Preparação:

1. Ponha as amêndoas num recipiente, cubra com água e deixe-as de molho durante a noite (pode ser no frigorífico).

2. No dia seguinte escorra as amêndoas, coloque-as no liquificador com a água limpa e pique-as bem. 

3. Coe a mistura anterior com um pano fino a servir de filtro ou um coador de rede muito fina para um jarro e obterá assim o leite de amêndoas. Se achar necessário, coe uma 2ª vez.

Se desejar um leite menos denso adicione mais água. Guarde no frigorífico até ao momento de ser consumido. Se quiser, pode adoçar com mel ou açúcar. Também pode adicionar Canela ou Baunilha para um gosto diferente.
As amêndoas trituradas que sobraram podem ser usadas em sobremesas ou noutros pratos. 

Sem comentários: