21.8.11

Plantas Medicinais: Aloe Vera



Aloe Vera: Cicatrizante externo, Antibacteriano, Emoliente, Laxativo e Estimulante da Secreção da Bilis


Aloe Vera (A. barbadensis) também conhecida como Aloés, Erva-Babosa ou Aloés-dos-barbados é uma planta nativa de África. Tem o seu habitat natural na África Oriental e do Sul, cresce nos trópicos mas é cultivada em muitas outras regiões do mundo. A planta tem folhas carnosas e espinhosas de cor verde que podem atingir os 60 a 75 cm de comprimento e tem um espigão de flores amarelas ou laranja. 
As plantas criadas em vasos têm um baixo teor de antraquinona que é a substância activa da planta usada na medicina em diferentes medicamentos. O Aloés propaga-se facilmente quebrando pequenas plantas já com raízes.
As folhas do Aloés produzem eficazes substâncias medicinais. As folhas exudam um líquido amargo que, depois de seco, é conhecido por alóes amargo. Depois de seca, a seiva amarela da base da folha, a qual também se chama "aloés amargo", é um laxativo potente que pode ser útil em casos de obstipação ocasional.
As folhas da planta contêm ainda um gel transparente, que é um remédio calmante para a pele. O gel contido na folha cura de forma notavelmente eficaz feridas e queimaduras, acelarando a cicatrização e reduzindo o risco de infecção. Para recolher o gel e o líquido amargo, as folhas são cortadas e secas consoante as necessidades. O gel transparente é eficaz quando aplicado como remédio de primeiros socorros no tratamento de queimaduras.


 

Os componentes principais do Aloés são: Atraquinonas (aloína, aloe-emodina), Resinas, Taninos, Polissacáridos e Aloectina B. 
As propriedades medicinais da planta incluem: Cicatrizante externo, emoliente, antibacteriano, laxativo e estimulante da secreção de bílis. 
Investigações realizadas nos EUA e na Rússia revelaram que o gel transparente tem uma extraordinária capacidade de curar feridas, úlceras e queimaduras. A aplicação de uma camada protectora na zona afectada acelera a cicatrização, ação que se deve, em parte, à presença de aloectina B, que estimula o sistema imunitário. 
O Aloés-do-cabo (A.ferox) é uma espécie aparentada do Aloés, usado em fitoterapia como laxante irritante. Muitas outras espécies de Aloe que são úteis como substâncias medicinais.


Usos Tradicionais e Correntes


O Aloés tem uma longa historia como loção para a pele e por isso foi e continua a ser usado em tratamentos de beleza. No ocidente, o Aloés popularizou-se nos anos 50, quando foi descoberta a sua capacidade para curar queimaduras, em particular as provocadas por radiação. 
Em primeiros socorros o Aloés é um excelente remédio para tratar queimaduras, esfoladelas, escaldões e queimaduras solares. Como já foi explicado acima, depois de quebrada a folha liberta um gel calmante que pode ser aplicado na zona afectada. O gel é útil em quase todos os problemas de pele que requeiram um remédio calmante e adstringente e, até certo ponto, no caso de varizes, estrias e verrugas.
O efeito protector e curativo do aloés actua também a nível interno, e o gel pode ser usado para tratar úlceras pépticas e a síndroma do cólon irritável. 
O Aloés amargo contém antraquinonas, fortemente laxantes. Provocam contracções do cólon, originando em geral movimentos intestinais 8-12 horas após a sua ingestão. Em doses baixas, as propriedades amargas da planta estimulam a digestão mas em doses elevadas o Aloés é purgante. 

Não use o suco amarelo amargo da base das folhas (aloés amargo) sobre a pele. Em certos países, o seu uso é sujeito a limitações. Não tome oralmente durante a gravidez nem a amamentação. Não tome se sofre de hemorróidas ou de doença renal. 
Para tratar úlceras pépticas use o suco que é obtido a partir do gel e tome 50 ml 3 vezes por dia. A tintura feita com aloés amargo também pode ser usada para estimular o apetite, recomendando-se tomar 5 gotas com água antes das refeições.


Referências:


~ Andrew Chevallier (1996). "Enciclopédia de Plantas Medicinais". Livro Original de Dorling Kindersley, publicado em Português por Seleccões do Reader´s Digest. Lisboa.

Sem comentários: