8.5.11

Plantas Medicinais: Crataegus




Crataegus Laevigata: Coração, Ansiedade e Stress


O Crataegus (Crataegus Laevigata) é uma espécie de árvore da família Rosaceae, nativa da Europa ocidental e central. Esta pequena árvore espinhosa também é conhecida como corníolo, cratego-pirliteiro, escalheiro, escambrulheiro, escrambulheiro, espinha-branca, espinheiro-alvar, estrepeiro, pilriteira, pilrito, pirliteiro e carrapiteiro. Tradicionalmente, e desde o primeiro século DC, a parte da árvore mais usada com fins medicinais eram as suas bagas mas, actualmente, também são usadas as flores e as folhas. A acção das sumidades floridas do Crataegus sobre o coração foi descoberta no final do século XIX.

 O Crataegus é considerado a "planta do coração" pois contem flavonóides, mais concretamente o hiperósido e a vitexina. Estas substâncias favorecem a regularização do ritmo cardíaco, agindo sobre os ritmos demasiado rápidos e diminuem as palpitações do coração, isto é, a percepção exagerada dos batimentos cardíacos em pessoas com problemas de ansiedade.


O pilriteiro é usado com fins medicinais desde o primeiro século DC. As bagas são tradicionalmente usadas para tratar problemas cardiacos desde arritmias a hipertensão, dor no peito, endurecimento das artérias e falha cardíaca. Hoje em dias, as folhas e flores são usadas em medicina e existem já pesquisas que mostram alguma eficácia do pilriteiro no tratamento de falência cardíaca ligeira a moderada, embora nao haja dados suficientes para quantificar a eficiência deste medicamento erbáceo. O pilriteiro contém antioxidantes que incluem prociandinas oligoméricas (também presentes nas uvas) e quercetina. A actividade destes compostos poderá estar na base da acção protectora do pilriteiro sobre o sistema cardiovascular.


Imagem:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rotdorn_%28Crataegus_laevigata_%27Paul%27s_Scarlet%27%29-hms%281%29.jpg

Sem comentários: