3.12.13

Sal, Flor de Sal de Tavira e Maçã Riscadinha de Palmela Distinguidos Como Produtos DOP

Foi anunciado no passado dia 20 de Novembro que a Comissão Europeia acrescentou o Sal e Flor de Sal de Tavira assim como a Maçã Riscadinha de Palmela à lista dos produtos com designação de origem protegida - DOP.
O Sal e a Flor de Sal de Tavira é sal marinho recolhido manualmente nas salinas do Parque Natural da Ria Fomosa em três freguesias do concelho de Tavira. São produtos tradicionais únicos que se distinguem devido ao modo como são produzidos e recolhidos e também devido às características da região em termos hídricos e climáticos.
O Sal Marinho tem a brancura original dos cristais de sal e é fonte natural de minerais como o Magnésio, Cálcio e Iodo. O que destingue este sal dos outros produtos do género é o facto de ser recolhido manualmente, não contém aditivos, e não é submetido a limpezas químicas.  

Imagem daqui


Imagem daqui


A Maçã Riscadinha de Palmela, na imagem acima, é descrita como sendo um fruto sumarento e bastante aromático. A sua côr é mesclada de tons de amarelo e vermelhos e as suas riscas características desta variedade é que lhe dão a designação. Esta variedade de maçãs é produzida na zona de Palmela, Setúbal.
Mais dois produtos nacionais a entrarem para a Lista dos Produtos DOP.
Esta lista já inclui mais de 1200 produtos na união Europeia.

Fiquei contente com esta notícia porque além de ter origem Sadina, e apreciar bastante as Maçãs riscadinhas, já uso o Sal de Tavira nas minhas receitas há algum tempo e sei que é um produto de excelente qualidade.

Sem comentários: