11.12.13

Receita de Tarte Merengue de Limão

Bom Dia a todos, 
Nestas próximas semanas o meu blogue vai aindar um pouco mais doce...é a gula Natalícia que já se faz sentir cá em casa :)
Hoje trago uma receita simples que é uma boa ideia tanto para aproveitar claras de ovo como para uma sobremesa pouco enjoativa com um gostinho a limão.
Esta receita foi-me ensinada por uma ex-colega de trabalho do Hospital, a D. Fátima. Ter trabalhado com um grupo de 26 mulheres foi uma boa experiência, nas horas vagas partilhavamos anedotas e receitas de culinária :)




Receita de Tarte Merengue de Limão


Ingredientes:

~ 4 claras de ovo
~ 4 colheres de sopa de açúcar branco
(bem cheias)
~ 4 colheres de sopa rasas de Maizena
~ Sumo de 1 Limão
~ Raspas de 1/2 Limão

Para Decorar:

~ Tirinhas de casca de limão 
~ Açúcar em pó


Preparação:

1. Unte a tarteira e forre-a com papel vegetal. Aqueça o forno a 160ºC.
Esprema o sumo do limão, junte-lhe a Maizena e mexa bem até desfazer todos os grumos. Prepare também as raspas e as tirinhas da casca de limão e reserve.

2. Bata as claras em castelo, quando estiverem bem espessas adicione o açúcar e volte a bater bem. Junte às claras o preparado do sumo de limão com a Maizena, as raspas de limão e envolva tudo bem.

3. Verta o preparado anterior na tarteira, espalhe e alise a superfície com a ajuda de uma espátula.
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficar douradinha.

4. Deixe arrefecer dentro do forno apagado com a porta aberta para a tarte não perder volume. Depois retire a tarte do papel vegetal com cuidado. Decore com tirinhas de casca de limão e açúcar em pó. 



Bom Apetite! :)

Sem comentários: