23.12.13

Receita de Sobremesa de Amêndoa com Batata-Doce

 Com a abundância de Batatas-Doces e Amêndoas que tenho em casa, recriei uma receita de uma sobremesa de colher tipicamente Algarvia que também vai estar presente na minha mesa de consoada. 
Consultei a receita original num dos livros de culinária que tenho e que é um dos meus preferidos de Cozinha Tradicional Portuguesa. É o livro: "ABC dos Sabores Portugueses e Mais Alguns" de José de Roby Amorim. 
A alteração que fiz à receita original foi usar amêndoa torrada tanto na confecção como na decoração. Também usei açúcar amarelo areado em vez de açúcar branco. Na minha opinião, as amêndoas ligeiramente torradas no forno antes de serem trituradas conferem um gostinho ainda melhor a esta sobremesa. 



Transcrevo então a receita original:


Receita de Sobremesa de Amêndoa com Batata-Doce


"Cozidas as batatas-doces e reduzidas a puré, escaldadas, peladas e grosseiramente trituradas as amêndoas, leva-se açúcar ao lume em boa quantidade de água, juntamente com um pau de canela e raspas de limão deixando-se ferver até atingir o ponto de pérola. Acrescentam-se então, a amêndoa e o puré de batata-doce. Mexe-se constantemente até fazer estrada. Depois de arrefecer um pouco, divide-se por pequenas taças e polvilha-se com arabescos de canela."



Mais uma receita bem docinha, confeccionada com produtos da época e da região, da minha mesa para a vossa :)

Até Breve xxx

Sem comentários: