6.12.13

Receita de Hamburgers de Feijão Crocantes com Especiarias

Bom Dia a todos,
A primeira vez que comi Hamburgers de Feijão foi num restaurante e depois da experiência, que até gostei, vim para casa a pensar que um dia haveria de experimentar criar uma receita deste prato.
Como esta semana tive tempo e vontade para experiências culinárias, dediquei-me a pôr esta ideia em prática. Porém, tinha algumas exigências: Queria uma receita em que os hamburgers fossem crocantes por fora, não fossem apenas uma pasta de feijão por dentro, teriam que ser gostosos e incluir especiarias. 
Deu algum trabalho criar uns hamburgers que estivessem ao nível de tantas exigências mas depois de pensar bem nos ingredientes a usar, pus mãos à obra e consegui :)
Não é uma receita rápida mas os hamburgers podem ser feitos em maior quantidade para congelar.
E é esta a minha sugestão de hoje:


 

Receita de Hamburgers de Feijão Crocantes com Especiarias


Ingredientes:
(para 10 hamburgers)

~ 2 chávenas de Feijão Catarino cozido com a água da cozedura
(demolhei e cozi o feijão na véspera)
~ 1 chávena de Arroz Integral 
(medida com o arroz já cozido)
~ 1 Cenoura cozida
(cozi a cenoura em rodelas grossas junto com o arroz)
~ 1/2 Cebola finamente picada
~ 4 pés de Salsa fresca picada
~ 1 colher de sobremesa de Cominhos em pó
~ 1 colher de sobremesa de Tomilho fresco
~ 2 colheres de sopa de Farinha de trigo
~ 1 clara de Ovo (opcional)
~ Pão Ralado e Farinha de Mandioca q.b.
~ Pimenta preta moída na hora e Sal a gosto


Preparação: 

1. Coza o feijão em água com um pouco de sal e reserve. Em alternativa, use feijão de lata já cozido.
2. Coza o arroz integral com a cenoura em rodelas grossas e reserve.
3. No liquificador, ponha 1 chávena de feijão com água da cozedura, o arroz, a cenoura e triture bem até fazer uma pasta. Depois de obter a pasta, ponha-a numa taça.
4. Junte à pasta anterior a outra chávena de feijão cozido que não triturou, adicione a clara de ovo e misture bem. Para uma receita totalmente vegetariana substitua a clara de ovo por um pouco mais de água da cozedura do feijão.
5. Tempere: Adicione a cebola e a salsa fresca finamente picadas, os cominhos, metade do tomilho, a pimenta preta moída na hora e, se desejar, um pouco mais de sal. Como cozi o feijão e o arroz com um pouco de sal não juntei mais, dê este desconto.
6. Aos poucos, junte a farinha de trigo, o pão ralado, a farinha de mandioca e mexa bem até obter uma consistência que permita moldar os hamburgers sem que se desfaçam.
Molde os hamburgers.



  7. Por fim, passe os hamburgers por farinha de mandioca pois é este ingrediente que lhes vai dar a capa crocante e salpique por cima o resto do tomilho fresco.
Se fizer a mais para congelar, nesses hamburgers deixe este último passo para fazer antes de os cozinhar.  

Um à parte: Eu gosto muito de usar a farinha de Mandioca para panar pois aprecio o seu gosto e os panados ficam muito mais crocantes do que só com o pão ralado.
Conheci a farinha de mandioca através do meu pai que também adorava cozinhar e viveu no Brasil. Com ele também aprendi a fazer Farofa com Ovo, um acompanhamento que por vezes faço. 
 
8. Cozinhe os hamburgers numa frigideira antiaderente em lume médio, de ambos os lados, até ficarem douradinhos. Se usar uma frigideira antiaderente não é necessário usar gordura mas, se preferir, use um fio de azeite. Também ficam bons cozinhados no forno.

Vistos por dentro ficaram assim:



Sirva com acompanhamento a gosto.
Eu servi os hamburgers com Couscous de legumes, cogumelos com um toque de açafrão e ao lado umas rodelinhas de Jãlapenos em pickles. 
Estavam tão bons que não me fiquei só pelos dois hamburgers do prato, tive de repetir! :)
Uma receita que com certeza hei-de fazer mais vezes e talvez até com algumas adições como molhos ou queijo.

Sem comentários: