9.12.13

Banha e Torresmos Caseiros

Bom Dia a todos,
A semana passada referi aqui no blogue que fiz Banha e Torresmos caseiros. 
Eu tenho evitado as gorduras, sobretudo de origem animal, e os fritos mas este Natal quero fazer "Costas" e "Empanadilhas/Azevias" e estas são duas receitas que incluem banha.
Até podia ter comprado um pacote de banha no supermercado mas torresmos caseiros não se encontram à venda nas grandes superfícies e eles são um dos ingredientes da receita das típicas "Costas Algarvias".



A parte do porco que utilizei para fazer a banha e os torresmos chama-se "Rissol". O procedimento consiste em pôr a carne num tacho em lume baixo, ir mexendo, ir retirando a banha à medida que se vai formando e no final ficam os torresmos. 
Este procedimento leva algum tempo e convem ser feito em lume baixo para que a banha saia branquinha e os torresmos não fiquem demasiado queimados. Também convém coar a banha enquanto está quente e líquida para que não fique com resíduos. 

Em relação às gorduras alimentares, as mais adequadas para frituras são o Azeite, a Banha e o Óleo de Amendoim pois a temperatura a partir da qual iniciam o seu processo de degradação é superior à dos outros tipos de gorduras:

~ Azeite: Começa a degradar-se a partir dos 220ºC
~ Banha: Começa a degradar-se a partir dos 210ºC
~ Óleo de Amendoim: Começa a degradar-se a partir dos 180ºC

A degradação das gorduras alimentares leva à formação de compostos químicos que são altamente prejudiciais à saúde.
Por esse motivo os outros tipos de gorduras alimentares, como os óleos de sementes, margarinas e manteigas, são mais adequadas para usar em cru ou em pastelaria mas não são adequadas para fritar. 
Assim, e para uma Alimentação Saudável, convem usar as gorduras alimentares adequadamente nos diferentes processos culinários tendo em conta as temperaturas a partir das quais iniciam o seu processo de degradação. 


Referência: Candeias V., Nunes E., Morais C., Cabral M,, Silva P., (2005) "Princípios para uma Alimentação Saudável". Direcção Geral da Saúde. Lisboa. 


Até Breve :)

Sem comentários: