28.10.12

Receita de Bife de Atum à Minha Moda Acompanhado com Cogumelos Chitake e Espinafres Salteados



Olá a todos,
O Bife de Atum fresco cozinhado tipo à Algarvia é um dos meus pratos de peixe preferidos. 
Adaptei a receita tradicional de Bife de Atum à Algarvia e modifiquei-a a meu gosto. Cheguei à conclusão que esta receita fica melhor quando é cozinhada num tacho de barro pois, além de conservar melhor o calor, fica mais saboroso. 
Tipicamente, o Bife de Atum à Algarvia é servido com batatas fritas mas como podem ver na foto acima optei por um acompanhamento mais saudável e fiz Cogumelos Shitake com Espinafres salteados em um fio de azeite com alho. Partilho a minha receita:



Receita de Bife de Atum à Minha Moda em Tacho de Barro:



Ingredientes:
(para 2 pessoas)

~ 2 Bifes de Atum
~ 2 Cebolas grandes
~ 1 Pimento Verde pequeno
~ 1 Pimento Vermelho pequeno
~ 4 dentes de Alho
~ 4 Tomates pequenos
~ 50 ml de Vinho Branco
~ 2 colheres sopa Azeite
~ Coentros frescos picados 
~ Sal e Pimenta preta moída a gosto


Como Fazer:

1. Prepare todos os legumes: Corte os pimentos em tiras pequenas, os tomates em cubos (com pele),  descasque as cebolas e os dentes de alho (usei inteiros). Pique a cebola para o tacho, adicione os dentes de alho e o azeite e leve a refogar em lume baixo.

2. Quando a cebola estiver mole, junte os bifes de atum, o tomate, os pimentos e tempere com sal e pimenta preta moída a gosto. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume alto. Quando os bifes de atum estiverem cozinhados de um dos lados, vire-os com cuidado (com a ajuda de espátula, por ex.) para não se partirem. 

3. Adicione o vinho branco, os coentros frescos picados e deixe cozinhar até que os bifes estejam bem passados de ambos os lados. Assim que vir que os bifes estão quase cozinhados tire o tacho do lume  pois o barro conserva o calor e a cozedura ainda continuará mais uns minutos. Neste passo, já não tapo o tacho de barro para que o vinho evapore e o molho apure. 

4. Sirva os bifes com os legumes por cima e com o acompanhamento sugerido ou outro a seu gosto.

Bom Apetite! :)


Sem comentários: