3.4.11

Plantas Medicinais: O Cardo Mariano



Cardo Mariano: Fígado, Vesícula Biliar e Digestão Difícil

O Cardo Mariano (Silybum Marianum), também conhecido como Cardo-Leitoso é uma planta associada a uma lenda da Idade Médiaque que cresce em locais rochosos e terrenos barrentos. Pode ser encontrado, tanto na sua forma selvagem como plantada, na Península Ibérica, na costa Atlântica da Europa, no Mediterrâneo, no norte de África, nos arquipélados da Madeira e das Canárias e também na Argentina. O fruto do Cardo Mariano é a parte da planta mais utilizada com fins terapêuticos.

O fruto do Cardo Mariano contém 3 substâncias benéficas para o fígado, genéricamente denominadas por silimarina. Esta substância é hepatoprotectora, favorecendo a regeneração do fígado, auxiliando assim uma recuperação mais rápida nos casos de hepatite, alcoolismo e cirrose.
A silimarina é uma substância que também favorece o escoamento da vesícula biliar e por isso é útil  no tratamento de casos de insuficiência hepática ou de cálculos biliares. 

O Cardo Mariano possuí propriedades hemostáticas que facilitam a coagulação do sangue podendo por isso também ser utilizado em casos de sangramentos frequentes do nariz e menstruações muito abundantes. Também é útil no auxílio do tratamento da digestão lenta ou difícil e pode ser usado como complemento em casos de intoxicações alimentares.

Sem comentários: