21.2.11

Receita de Tarte de Queijo - Cheesecake Caseiro Tipo Americano


Olá a todos.
Eu adoro Tartes de Queijo e Queijadas. Aliás, eu gosto de tudo que tenha queijo!
Até há bem pouco tempo nunca tinha feito um Cheesecake caseiro que vai ao forno. Até que vi esta  receita de Cheesecake de Nova York Caseiro e resolvi experimentar. 
Quando li a receita percebi logo que não a ia conseguir reproduzir exactamente pois em Portugal não temos as marcas dos ingredientes da receita original. Também não me agradou muito a comum base de bolacha. Então... resolvi inventar um pouco tendo por base a receita original. Usei a minha receita de massa doce de tarte como base em vez da base feita com bolachas e manteiga e depois experimentei combinar diferentes tipos de queijo para o recheio. Fui experimentando até conseguir a versão que mais me agradou e é essa a receita que partilho hoje: 





Receita de Tarte de Queijo - Cheesecake Caseiro Tipo Americano



Ingredientes:

Massa Areada Doce para a base:

~ 2 chávenas de Farinha com fermento
~ 1 chávena de Açúcar branco
~ 50 gr Manteiga
~ 2 colheres sopa Azeite
~ 1 Ovo
~ 1 pitada Sal
~ Leite q.b. para amassar

Recheio:

~ 600 gr de misturas de queijo
(queijo creme + Ricotta + Quark)
~ 4 colheres sopa bem cheias de farinha Maisena
~ 4 Ovos
~ 210 gr açúcar amarelo
~ 1 colher sobremesa de essência de baunilha
~ 2 pacotes de Natas (200 ml cada)
~ 1 colher de sopa de sumo de limão


Como Fazer:

Prepare uma forma para tarte que seja alta: unte e polvilhe com farinha. 

1. Faça a massa da base misturando todos os ingredientes pela seguinte ordem: Farinha, pitada de sal, açúcar, manteiga, azeite e o ovo inteiro. Por último vá adicionando leite morno, aos poucos, até a massa fazer bola. Eu gosto de amassar à mão porque sinto melhor a consistência da massa mas pode usar a batedeira eléctrica com as varinhas próprias para massas.


2. Estique a massa com o rolo e forre a forma. Ponha a tarteira no frigorífico enquanto prepara o recheio. Esta massa é quebradiça, têm tendência a colar à superfície de trabalho e depois de tender não é fácil retirá-la inteira. Se a massa se partir, não faz mal. Vá ajustando os pedaços de massa com os dedos, calcando ligeiramente para os unir. O importante é forrar bem o fundo e os lados da forma. 

Acerca dos Queijos - Já experimentei combinar diferentes tipos: Ricotta, Mascapone, Quark e Queijo Creme (tipo Philadelphia). Todos ficaram bem, a tarte cresceu na mesma só o sabor do recheio é que ficou ligeiramente diferente. Se usar só queijo creme também fica bom. Assim, escolha os queijos da sua preferência mas use sempre, pelo menos, 1 embalagem de queijo creme.

3. Prepare o recheio, misture os ingredientes pela seguinte ordem: Queijos, farinha, ovos, açúcar, essência de baunilha, sumo de limão e por fim as natas. É importante respeitar esta ordem, principalmente adicionar a farinha com o queijo logo de início e bater bem para não ficarem grumos. Bater bem com a batedeira todos os ingredientes até fazer bolhinhas.

4. Despejar o recheio na forma e levar ao forno, a 170ºC, na prateleira central durante 40 minutos ou até a massa e o recheio ficarem bem cozidos e douradinhos. 
Deixar arrefecer, desenformar com cuidado e servir. No verão, fica muito boa depois de estar no frigorífico a refrescar. Aguenta vários dias no frigorífico e também pode ser congelada para depois (deixar descongelar destapada à temperatura ambiente),
Pode servir simples ou com cobertura de docse ou compotas de fruta.

Esta é uma das minhas Tartes de Queijo acabadinha de sair do forno:




Uma delícia que quando está no forno aromatiza a cozinha com o seu magnífico cheirinho.
Para os amantes de tartes de queijo, aqui fica esta minha sugestão.
Experimentem! :)

Sem comentários: