13.1.14

Pão de Centeio e 4 Sementes na Máquina de Fazer Pão

Boa tarde a todos,
Comecei esta Segunda-feira de Sol tímido a fazer pão fresquinho na MFP. Gosto muito do sabor do Pão de Centeio e quando vi no supermercado este tipo de farinha preparada à venda decidi comprar um pacote para experimentar como ficaria com a mistura de algumas sementes. 



Fiz assim:

Ingredientes:

~ 250 ml de água morna
~ 1/2 colher pequena (medida da máquina) de Sal Marinho
~ 400 g de Farinha preparada de Centeio
~ 2 colheres de sopa bem cheias de Gérmen de Trigo torrado

~ 40 g de Mistura de Sementes:
~ 10 g Sementes de Papoila
~ 10 g Sementes de Linhaça Dourada
~ 10 g de Sementes de Girassol
~ 10 g de Sementes de Sésamo claras


Preparação:

1. Untei ligeiramente a pá da máquina com um pouco de óleo de Girassol e depois coloquei os ingredientes pela ordem indicada na receita na cuba da máquina de fazer pão, excepto as sementes.

2. Usei o programa 1 (normal, 3 horas), tamanho 700g, cor média.

3. Quando a máquina deu o 1º aviso sonoro, abri a tampa, adicionei a mistura das sementes e deixei o programa decorrer normalmente.
Desenformei o pão assim que acabou de cozer e deixei-o arrefecer numa grade.



Como já vai sendo hábito meu, e porque é só para mim, prefiro fazer o pão pequeno e mais frequentemente. Mesmo usando só 400 g de farinha, ficou um pão de tamanho generoso como podem ver nas fotos.
Adorei esta combinação! O gosto do pão ficou ainda melhor do que a farinha que usei para Pão de Sementes. Até fazer uma nova experiência que resulte ainda melhor, será este o pão que vou fazer nas próximas semanas mudando apenas o tipo de sementes.

No que diz respeito à receita em si, a alteração que faço às quantidades recomendadas nos pacotes é acrescentar um pouco de água porque tenho em conta o volume de outros ingredientes secos que junto como as sementes e, no caso desta receita, o gérmen de trigo torrado.
As instruções nos pacotes da farinha preparada dizem que não é necessário juntar sal mas das vezes que experimentei segui-las à risca achei que o pão ficou demasiado ensonso e por isso tenho juntado meia colher de chá de sal marinho.
Outro pormenor que considero importante é desenformar logo o pão assim que acaba de cozer e deixá-lo arrefecer numa grade para que fique com a crostra estaladiça. Já percebi que se deixar o pão arrefecer dentro da máquina a humidade deixa a crosta menos estaladiça.

O cheirinho e o gosto deste Pão de Centeio é tão bom! 
Não me canso de gabar a aquisição da MFP e também já a usei para fazer uma bela massa de Pizza :)

Até Breve
xxx

5 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Tem um óptimo aspeto!
Bjs

Isabel Figueiredo disse...

A mfp dá mesmo muito jeito, num instante temos um aroma de pão quentinho em casa e nada é mais agradável nestes dias chuvosos e frios que um pão com esse aspeto e cheio de coisas saudáveis.
Bjns
Isabel

Serena Oracles disse...

Boa noite às duas lindas Sra que me vieram visitar :)
É verdade Isabel, eu é que ainda não tinha este pequeno luxo e estou a apreciá-lo tanto. Tenho feito também umas bases de Pizza na mfp 5*!
Eu já não passo sem as sementes, não só adicionam bom sabor como são muito saudáveis.
Bjs

Unknown disse...

obrigada pela dica ao tempo que andava a procurar receitas de pao de centeio e ainda por cima com sementes que eu adoro

Filipa Verde disse...

Boa tarde, em que supermercado é que viu este preparado de farinha de centeio e qual a marca? Obg
Filipa Verde