28.9.13

Receita de Caldeirada de Peixe à Marítimo


A minha sugestão para este fim-de-semana é Caldeirada de Peixe à Marítimo. Esta receita foi-me ensinada por um marítimo sénior amigo e é igual à típica Caldeirada de Peixe que se faz nas terras do Sado. Há quem use sardinhas na Caldeirada de Peixe, o que lhe confere um sabor um pouco diferente da minha receita que não leva sardinhas. 
Depois de fazer a Caldeirada, aproveitando uma parte do molho, costumo fazer a tão apetitosa Sopa Massinha da Caldeirada. Partilho então a receita:


Receita de Caldeirada de Peixe à Marítimo


Ingredientes:

~ 1 /1,5 kg de peixes diversos
(Tamboril, Safio, Pata Roxa, Cação, Raia, Cherne, Corvina, etc.)
~ 2 Cebolas médias
~ 0,5 kg de Batatas
~ 3 Tomates maduros
~ 2 colheres sopa Polpa Tomate
~ 1/2 Pimento Verde
~ 1/2 Pimento Vermelho
~ 1 dl de Azeite extra virgem
~ 1 copo de Vinho Branco
~ 1 raminho pequeno de Salsa fresca
~ Sal e Pimenta q.b.
~ 1 Malagueta pequena (opcional)


Preparação:

1. Amanhe, corte em pedaços, lave e tempere os peixes com um pouco de sal. Reserve o peixe enquanto prepara os legumes. 

2. Corte as cebolas em rodelas finas para um tacho (eu costumo usar um tacho de barro) e adicione o azeite. Disponha as batatas (previamente descascadas e lavadas) também cortadas às rodelas finas por cima das cebolas, os pimentos cortados em tiras finas e os tomates aos pedaços. Tape o tacho e leve a lume brando, agitando de vez em quando.
3. Quando as batatas estiverem quase cozidas, adicione os peixes em camadas. Junte o vinho branco e a polpa de tomate. Rectifique o sal e se quiser mais molho para depois fazer a sopa de massa da caldeirada junte água, adicione a malagueta (inteira para menos picante, aos pedaços e com as sementes para mais picante), o raminho de salsa (inteiro) e tempere com a pimenta a gosto. 

4. Tape o tacho e deixe o peixe cozer sem mexer a Caldeirada. Sirva ainda quente.
Bom Apetite! :)

Sem comentários: