17.2.09

Receita de Frango Assado no Forno com Molho de Colorau



Olá a todos.
O primeiro post do blogue é a minha receita de Frango Assado no Forno com molho de Colorau. Faz sempre sucesso cá em casa e se for cozinhado com o procedimento que indico na receita fica muito suculento. 
A vantagem deste tempero de Colorau é que pode ser utilizado em outras carnes para além do frango, serve para marinar mas também resulta bem se for usado pouco tempo antes de assar a carne.


Receita de Frango Assado no Forno com Molho de Colorau


Ingredientes:

~ 1 Frango inteiro com pele e sem miúdos
(pode cortar as extremidades das asas e das patas e o excesso de pele com gorduras)
~ 8 dentes de Alho
~ Sumo de 1 limão
~ 3 colheres de sopa de Colorau
(Pimentão Doce)
~ 1 colher de sopa de Sal
~ 1/2 copo de vinho branco
~ Pimenta preta moída a gosto ou piri-piri (opcional)

Como fazer:

1. Descasque os alhos e esmague-os bem com a ajuda de um esmagador de alhos ou almofariz até fazer uma pasta. Ponha-os numa taça, junte todos os outros ingredientes do tempero e mexa bem. 

2. Barre o frango com o tempero e espalhe-o bem, inclusivé no interior do frango. Ponha o frango num tabuleiro de forno. 

3. Cubra o tabuleiro com uma folha de alumínio e leve-o ao forno, a 220ºC, durante cerca de 30 minutos. Este é o pequeno grande truque para que o frango não fique seco. Primeiro deixa-se o frango assar abafado para que não perca os sucos e depois do frango estar quase cozinhado é que retira a folha de alumínio.

4. Depois dos 30 minutos, retire o tabuleiro do forno e remova a folha de alumínio. Verifique se o frango já está assado por dentro espetando um garfo. Se verificar que o frango está mal passado, volte a colocar a folha de alumínio e levo-o mais um pouco ao forno. Os 30 minutos são indicativos para um frango pequeno e forno pre-aquecido. 

5. Depois de retirar a folha de alumínio, acrescente 1/2 copo de água ao molho e mexa abanando o tabuleiro. Leve de novo o tabuleiro ao forno para o frango dourar de ambos os lados. Se tiver grill no forno é este o momento de o usar. Quando o frango estiver dourado de um lado volte-o, com a ajuda de um garfo grande de cozinha ou um espeto, e deixe dourar do outro lado. 
Retire do forno, corte e emprate com acompanhamento a gosto. 

Cá em casa é sempre servido com uma boa salada e batatas fritas ou arroz.
O "truque" de assar a carne abafada com a folha de alumínio pode ser usado em outros assados de carne. 
Bom Apetite!

Sem comentários: