4.12.13

Chili de Feijão Preto com Carne

Bom Dia a todos,
Na semana passada falei aqui no blogue do Chili com Carne e publiquei a sua Receita Rápida mas não foi essa a versão que cozinhei. Publiquei a versão rápida porque pode ser usada como base e dirige-se sobretudo a quem pretende fazer um Chili económico e/ou não tem muito tempo para cozinhar. 

O Chili que fiz foi com feijão preto demolhado e cozido por mim - sem usar a panela de pressão e temperado com uma folha de louro, fio de azeite ou colher de sobremesa de banha e o sal só é adicionado no final da cozedura do feijão. 
O molho de tomate que usei é um refogado de tomate natural que depois de cozinhado é triturado até fazer molho ao qual adiciono um pouco de polpa de tomate para dar cor e só em caso dos tomates não resultarem num molho bem vermelhinho. Também uso parte da água de cozer o feijão para o molho do Chili.
A confecção do Chili com Feijão Preto é igual à receita rápida que podem consultar na íntegra aqui, o que mudei foi apenas a qualidade do feijão e o molho de tomate. Esta mudança faz bastante diferença pois o Chili assim fica com um sabor mais caseiro e sem os aditivos das latas de feijão. 

Sempre que posso, prefiro cozer o feijão numa panela normal e em lume baixo pois na panela de pressão o feijão tem tendência a desfazer-se e parece que não fica tão saboroso. O tempero do louro e da banha é ideal pois a banha torna o feijão mais macio e o louro dá-lhe gosto. Ponho sempre bastante água logo no início da cozedura mas como evapora quando preciso acrescentar mais uso sempre água a ferver.

Apesar do andróide não gostar nadinha de trabalhar à noite - Oh Pai Natal, traz-me lá uma máquina fotográfica sff! :) - aqui fica o registo do meu Chili com Feijão Preto:





Este é daqueles pratos que no segundo dia ainda está melhor pois tomou bem o gosto de todos os temperos. 
Já agora, o Arroz branco soltinho para acompanhar o Chili é feito assim:

1. Lave o arroz em água corrente.
2. Frite o arroz em azeite, mexendo bem.
3. Quando o arroz estiver a ficar alourado, junte 1.5 x de água e mexa.
(por exemplo: para arroz tipo carolino normal que absorve bem a água, para uma chávena cheia de arroz, use 1 chávena e meia de água. Se usar outros tipos de arroz, a quantidade de água a usar será diferente e esta questão também dependerá de como pretende que o arroz fique - mais, ou menos cozido. A ideia que pretendo transmitir é que a fritura prévia do arroz ajuda a que fique mais solto.)
4. Deixe o arroz cozer em lume médio (sem mexer mais) com o tacho semi-tapado.
5. Quando a água tiver evaporado (e isto vê-se bem porque tendem a ficar uns espaços no arroz onde se vê a água borbulhar), retire a tampa e tape o tacho com um pano de cozinha.
Pequenos "truques" que fazem toda a diferença ;)

Bons cozinhados e até breve xx

Sem comentários: