15.9.13

Receita de Choco Guisado com Legumes

Olá a todos,
Já me andava a apetecer um daqueles cozinhados "de panela" que costumo fazer com maior frequência no Inverno e que tão bem aconchegam o estômago! 
Como esta semana fui à Praça e comprei um choco grande bem fresquinho resolvi fazer um belo guisado com legumes. Estive tentada em fazê-lo frito à moda de Setúbal pois já tenho saudades..mas como ando a evitar os fritos optei pelo guisado.
Por vezes enriqueço o Guisado de Peixe acrescentando uns camarões crus no final da cozedura, o que lhe confere um excelente sabor a marisco (não foi o caso desta vez pois não tinha camarões). Nem sempre junto os pimentos, tenho uma versão picante e outra não picante, e desta vez resolvi "inventar" um pouco mais e juntei umas batatas doces que tinha para gastar. Resultado: Sempre excelente! :)
Assim, a sugestão de hoje é a receita de Choco Guisado.

 


Receita de Choco Guisado com Legumes


Ingredientes:

~ 1 Choco limpo e partido em pedaços
(o que comprei, depois de limpo, tinha cerca de 700 gr)
~ 1 Cebola grande picada
~ 3 Tomates médios maduros
(cortados em pedaços pequenos)
~ 1/4 de Pimento Verde e 1/4 de Pimento Vermelho
(cortados em tiras pequenas)
~ 4 Cenouras
(cortadas em pedaços grandes)
~ 100 gr de Ervilhas 
(usei variedade "garden" ultracongeladas)
~ 4 Batatas médias cortadas em quartos
(2 batatas por pessoa)
~ 2 Batatas docesmédias
(cortadas em quartos ~ opcional)
 ~ 4 colheres de sopa de Polpa de Tomate
~ 2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
~ 1 raminho pequeno de Coentros frescos
(nos guisados de carne uso salsa)
~ 1 Malagueta pequena inteira (opcional)
~ 1 folha de Louro
~ Água e sal q.b.

Como Fazer:

1. Fiz o guisado na panela de pressão. Começe por fazer um refogado com a cebola e o azeite, junte o tomate (se preferir pode pelar os tomates antes de os cortar), a folha de louro e deixe cozinhar um pouco. Junte a polpa de tomate, o choco, a malagueta (se quiser fazer a versão picante) e cubra com água (apenas a quantidade necessária para que os ingredientes fiquem cobertos pois na pressão os líquidos evaporam menos). Tape a panela de pressão e deixe o choco cozinhar no molho de tomate cerca de 10 minutos em lume médio. 
Eu guio-me mais pelo cheiro do que pelos tempos de cozedura: quando o choco começa a cheirar a cozinhado, apago o lume.

2. Deixe o vapor sair (retire o pipo) e a panela arrefecer um pouco antes de a abrir - os cuidados necessários quando se usa a panela de pressão. Retire a folha de louro e adicione primeiro as cenouras, depois os pimentos, as ervilhas e por último as batatas e o raminho de coentros (não no topo das batatas mas sim no molho). 

3. Tempere com sal a gosto (apenas ponho o sal neste passo porque o sal, assim como o tomate, torna o choco mais rijo e eu gosto dele bem tenrinho), junte mais água de forma só a cobrir parte dos legumes, tape a panela e leve de novo a cozinhar em lume médio durante mais uns 8 minutos. Apague o lume, deixe o vapor da panela sair naturalmente pois assim o guisado apura um pouco mais e sirva quente.

Bom Apetite! 
Até Breve :)

Sem comentários: