24.11.13

Receita de Pão de Milho Caseiro

De vez em quando faço pão caseiro. Actualmente, o meu pão preferido é o pão de 3 cereais e 4 sementes bio mas durante muitos anos comprei sempre pão tipo caseiro, pão de água e formas. Mas às vezes sabe mesmo bem um pão de milho quentinho acabado de sair do forno com a manteiga a derreter por cima.
Não tenho MFP mas lá por isso não deixo de me aventurar a fazer pão caseiro. Eu gosto tanto de pôr as mãos na massa! E podem me chamar antiquada que eu não me importo :D
Assim, a receita que partilho hoje é um passo-a-passo de como faço o Pão de Milho Caseiro.





Receita de Pão de Milho Caseiro


Ingredientes:

~ 300 gr de Farinha de Milho
~ 200 gr de Farinha de Trigo sem fermento (usei tipo 65)
~ Mais farinha de trigo q.b. para o processo de amassar
~ 9,2 gr de Fermento biológico seco = 2 saquetas *
~ 300 ml de água morna
~ 5 gr de Sal 
(gosto pouco salgado mas pode usar 8/10 gr)
~ Azeite q.b. só para untar a forma
(se usar uma forma de silicone ou anti-aderente não é necessário untar)

* Usei fermento (de padeiro) biológico seco em saquetas. Cada saqueta traz 4,6 gr e as indicações do fabricante na embalagem é usar 1 saqueta para 250 gr de farinha.

Como Fazer:

1. Num recipiente grande misture as farinhas e junte o sal. Faça uma covinha ao centro e, aos poucos, vá juntando a água morna e misturando com as mãos até fazer uma bola. Amasse durante 10 minutos em superfície enfarinhada e vá salpicando a massa com farinha até ela descolar bem. 
A minha bola de massa ficou assim:



A minha técnica de amassar é semelhante à que podem ver neste vídeo. O vídeo está em inglês mas dá bem para ver como se faz. Também já tenho feito Pão de Cereais com a mesma receita do vídeo.

3. Depois de amassar,  tape a massa e deixe-a descansar 10 minutos em local que não seja frio. Durante esse tempo unte a forma e depois molde a massa e coloque-a na forma que vai usar para cozer. Calque um pouco a massa com as mãos para ajustar à forma.




4. Tape a forma com um pano e deixe repousar até a massa duplicar. Costumo deixar a massa levedar durante 1 hora e pré-aqueço o forno. Tudo depende da temperatura, no verão o processo costuma ser mais rápido. De qualquer das formas, tente reservar a massa num local que não seja frio nem arejado pois é o calor do ambiente que estimula o crescimento da massa. Quando a massa já tiver crescido, salpique-a com água antes de levar ao forno.

3. Encha um recipiente que possa ir ao forno com água a ferver e coloque-o dentro do forno juntamente com o pão. Deixe o recipiente com água dentro do forno durante os primeiros 25 minutos de cozedura e passado esse tempo retire-o.
Este processo serve para que haja humidade dentro do forno e o pão não resseque. Em alternativa, também pode ir borrifando o pão com água durante a primeira parte da cozedura. Eu opto pelo uso do recipiente com água porque ao abrir o forno perde-se calor e a temperatura deixa de ser constante o que afecta o resultado final do pão.
Deixe cozer em forno a 200ºC  (na prateleira central do forno) durante cerca de 40 minutos ou até estar cozido (depende dos fornos). Quando o pão estiver cozido retire-o do forno, desenforme, e sirva ainda morno barrado com manteiga ou queijo.

Bom Apetite! :)

Sem comentários: