23.11.13

Gratinado de Abóbora, Batatas e Courgette com Recheio de Alho Francês e Molho de Funcho

A receita que trago hoje é uma daquelas experiências culinárias nas quais eu me aventuro sem saber como vai resultar mas depois fico de tal forma encantada que a repito.
A ideia deste gratinado veio da Geetha's Kitchen, uma receita que modifiquei ligeiramente. É um prato lacto-vegetariano que pode ser servido simples ou como acompanhamento. Eu fiz dele a estrela principal, acompanhei com brócolos cozidos a vapor e deliciei-me.




Receita de Gratinado de Abóbora, Batatas e Courgette com Recheio de Alho Francês e Molho de Funcho
(receita adaptada)


Ingredientes:

~  1 Batata grande
1 Courgette média
~  1 Batata Doce grande ou Inhame
(usei batata doce)
~ Abóbora
(usei 1 Abóbora manteiga média quase toda) 

 Recheio:

~ 2 Alhos Franceses grandes
(ou 3 mais pequenos - parte branca)
~ 2 dentes de Alho
~ 100 gr de Queijo Mozarella ralado
~ 100 gr de Queijo Parmesão ralado
(usei em barra e ralei na hora)
~ 1 colher sobremesa de Azeite
~ 2 colheres sopa de Salsa fresca
~ Pimenta preta moída na hora

Molho de Funcho:

~ 2 chávenas de Leite
(qualquer tipo, usei magro)
~ 5 pés de Salsa
~ 2 colheres sopa de Sementes de Funcho
(ligeiramente esmagadas)
~ 1 colher de chá de Pimenta Preta em grão
~ 1 colher de café de Noz Moscada moída

Como Fazer:

1. Prepare todos os vegetais: descasque e lave bem. Use apenas a parte branca do alho francês cortada em rodelas finas. Corte as batatas e a abóbora também em rodelas finas (pois serão usadas para fazer camadas como se faz na lasanha) e reserve em recipientes diferentes. Convém reservar as batatas dentro de água para não escurecerem. 

2. Prepare o recheio: Numa frigideira ponha o azeite a aquecer com os alhos cortados em rodelas finas (não os deixe fritar muito), junte o alho francês, o sal e deixe cozinhar durante 8 minutos em lume brando, mexendo bem. Apague o lume, junte a salsa fresca picada e bastante pimenta preta moída na hora, mexa e reserve para arrefecer enquanto prepara o molho.  

Nota: Na receita original, este recheio leva 3 bolbos médios de funcho fresco previamente arranjado (sem a raíz e a parte exterior que possa estar escurecida) e cortado em rodelas finas - não usei. Também leva 2 colheres de sopa de oregãos e de tomilho que, na primeira vez que fiz, também não usei.


3. Prepare o molho de funcho: Misture o leite, os pés de salsa, a pimenta em grão e as sementes de funcho ligeiramente esmagadas. Leve ao lume até ferver. Quando o leite começar a ferver baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante 10 minutos mexendo de vez em quando. 
Coe e descarte as ervas, as sementes e os grãos de pimenta. Tempere com sal a gosto e a noz moscada. Depois do molho estar preparado rale os queijos, misture-os e reserve.
Entretanto ligue o forno a 190º C.

4. Num travessa de ir ao forno previamente untada com azeite ou manteiga disponha os ingredientes em camadas da seguinte forma:

1º - Forre a travessa com as rodelas de batata sobrepostas de forma a cobrir bem o fundo. Sapique uma pitada de sal e pimenta preta moída. Disponha 1/3 do recheio do alho francês por cima das batatas e salpique com 1/4 dos queijos. 



2º - Tape com uma camada de rodelas de batata doce e depois junte mais 1/3 do recheio de alho francês e 1/4 dos queijos.

3º - Tape com as rodelas de courgette, salpique com sal e pimenta preta e junte o último terço do recheio de alho francês e 1/4 da mistura dos queijos.


4º - Faça uma camada final com as rodelas de abóbora de forma a cobrir todo o tabuleiro. 
Despeje o leite ainda quente por cima com cuidado.



Tape a travessa e leve ao forno durante cerca de 1 hora ou até os legumes estarem tenros. Depois, retire do forno, salpique com o resto dos queijos e leve novamente a travessa destapada ao forno para gratinar durante mais 15 minutos ou até o queijo estar derretido.
quando o queijo estiver derretido, retire do forno e deixe repousar uns 15 minutos antes de servir. Eu só deixei o queijo derreter mas se preferir deixe-o gratinar mais para ficar dourado.

Se desejar, pode salpicar com mais ervas frescas para decorar. Corte o gratinado em quadrados e retire-os com a ajuda de uma espátula de forma a que cada pedaço contenha todas as camadas intactas. Sirva simples ou acompanhado de legumes. 

No segundo prato que servi, fiz uma "maldadezita" ao gratinado. Servi-o dessarumado no prato para se ver como fica por dentro:




Fiquei muito satisfeita com este saboroso e aromático gratinado. Da próxima vez que o fizer vou mesmo seguir a receita original à risca incluindo os bolbos de funcho, os oregãos e o tomilho. 
Geetha´s Kitchen é um blogue escrito em inglês, com um visual simples, recheado de receitas Vegetarianas e Indianas. Encontrei este blogue no início do Verão do ano passado e, desde então, tenho-o seguido. Tornou-se uma fonte de inspiração quando desejo cozinhar um prato diferente, vegetariano e com especiarias.

Bom Apetite e até breve :)

Sem comentários: