21.11.13

Festival Internacional de Licores e Aguardentes e Feira do Cogumelo e do Medronho

Boa tarde a todos,
Hoje partilho o cartaz e o programa de mais um evento que se irá realizar no próximo Fim-de-Semana: O III Festival Internacional de Licores e Aguardentes Tradicionais e a VII Feira do Cogumelo e do Medronho. O evento irá decorrer nos dias 23 e 24 de Novembro em S. Barnabé, freguesia do concelho de Almodôvar. 
Durante o certame poderão encontrar a habitual venda de produtos locais, assim como provas de degustação, conferências, oficinas de cocktails, tasquinhas, espaço infantil, danças do mundo, espetáculos musicais e muito mais.

A Aguardente de Medronho é típica do Algarve. Destilar os Medronhos para obter a Aguardente é um processo que se desenrola em várias fases e que requer alguma arte e "savoir faire". 
No passado, já tive a oportunidade de assistir à destilação do Medronho de forma tradicional - com um alambique contruido artesanalmente- na Adega/ Restaurante da Martinha, situado nos Machados, numa localidade perto de S. Brás de Alportel. 
Neste restaurante de comida regional caseira serviam a Aguardente de Medronho depois da refeição com o café, acompanhada dos típicos Arrepiados de Amêndoa. Uma das salas do restaurante era na parte da adega que tinha as pipas, algo muito rústico, mas dentro desta simplicidade no ambiente rural da serra a comida era muito bem confeccionada e deliciosa.
Se quiserem conhecer um pouco melhor como se faz a apanha dos medronhos podem ver este vídeo que retrata a colheita na Serra de Monchique.
Cogumelos - adoro e muitas vezes fazem parte das minhas receitas.Gosto de Cogumelos de todos os tipos tanto pelo seu intenso e característico sabor como também pelas suas propriedades medicinais.

Em baixo podem ver o cartaz e o programa do evento que trouxe da página do CEVRM - Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos. O CEVRM irá dinamizar workshops e sessões de esclarecimento sobre a cultura e comercialização de medronho e cogumelos.




 
(clicar na imagem para aumentar)


Sem comentários: