25.10.10

Doces Tentações Algarvias


Uma foto que tirei das nossas Amendoeiras em flor


A região onde vivo, a capital do sul de Portugal, é rica em doçarias confeccionadas com o meu fruto seco preferido: a amêndoa.
Dois exemplos de doces tentações de amêndoa características da região sul são os chamados Doces Regionais e os Dom Rodrigo. Os bolinhos regionais são feitos de "massapan" moldada, recheada com doce de ovos e posteriormente pintada com corante alimentar. Já os famosos Dom Rodrigo são feitos com fios de ovos, canela e amêndoa triturada, uma mistura que depois é servida dentro de embrulhos em formato de pirâmide feitos de papel de prata colorida de diversas cores.
Esta região é rica em doces tentações de amêndoa... tartes, tortas, pastéis, bolinhos, bolachas e tudo mais. Também são característicos na doçaria os figos, a alfarroba e a gila.
A técnica utilizada na confecção dos típicos Regionais também é utilizada por algumas pessoas criativas para confeccionar verdadeiras obras de arte comestíveis e claro, doces..muito doces!
Ao pesquisar receitas na Internet encontrei um blogue com fotos bem sugestivas das delícias que se fazem por aqui e resolvi partilhar o link. O blogue chama-se Bons Pecados e as fotos são mesmo de criar agua na boca...
Não me importava nada de ter a receita da Tarte de Requeijão com Doce de Framboesa, deve ser uma maravilha!
Até breve :)

Sem comentários: