17.10.10

Receita de Esparguete Bolonhesa no Forno


Olá a todos.
Hoje trago-vos uma receita de Esparguete Bolonhesa com toque Italiano e bastante queijo. Esta receita é fácil de fazer, económica e deliciosa. Aprendi esta receita com o Sérgio e adaptei-a a meu gosto adicionando Bacon e também Manjericão seco no molho de tomate. Aqui fica a minha versão desta receita: 




Receita de Esparguete Bolonhesa no Forno


Ingredientes:

~ 300 gr carne picada,
(vaca, porco ou mistura)
~ 2 Fatias de Bacon
~ 300 gr de Esparguete
~ 200 gr Queijo Ralado
(mistura de mozzarella e outro tipo)
~ 1 Cebola grande
~ 4 dentes de alho
~ 6 Tomates médios maduros
~ 3 colheres sopa Polpa Tomate
~ 4 colheres de sopa de Vinho Branco
~ 2 colheres sopa de Azeite
~ Sal, Orégão e Manjericão (secos) a gosto


Como Fazer:


1. Coza o esparguete "al dente" em água e sal. Escorra e reserve.

2. Numa frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite, os alhos descascados e partidos ao meio e as fatias de Bacon cortadas em tirinhas. Leve ao lume para fritar ligeiramente. Adicione a carne picada, tempere com sal e deixe fritar bem. Reserve.

3. Prepare o molho de tomate: Refogue a cebola em azeite até ficar translúcida. Adicione os tomates maduros, previamente cortados em pequenos pedaços. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e junte o açúcar.
Depois junte vinho branco, a polpa de tomate e por último o Manjericão. Deixe cozinhar mais 5 minutos em lume baixo para apurar e reserve.

4. Ligue o forno a 180ºC. Numa assadeira de ir ao forno disponha os ingredientes da seguinte forma: Cubra o fundo do tabuleiro com uma camada de esparguete, por cima do esparguete coloque a carne picada, parte do molho de tomate e metade do queijo ralado. Disponha mais uma camada  de esparguete de forma a tapar bem a carne. Adicione o resto do queijo ralado, o resto do molho de tomate e salpique com oregãos secos.

5. Leve o esparguete ao forno até o queijo ficar gratinado.



As quantidades mencionadas nesta receita dão para 4 refeições bem servidas.
Bom Apetite!

Sem comentários: