7.5.10

Receita de Carne de Vaca Guisada com Cenouras




Receita de Carne de Vaca Guisada com Tomate e Cenouras


Ingredientes:

~ 600 gr de carne de vaca
~ 1 Cebola média
~ 3 Dentes alho
~ 3 Tomates médios
~ 4/5 cenouras
~ 2 Colheres sopa polpa tomate
~ 1/4 l Vinho Branco
~ 1 Raminho de salsa
~ 1 Folha louro
~ 2 Colheres sopa Azeite
~ Sal qb


Como Fazer:

Para fazer esta receita utilizo a Panela de Pressão.

1. Prepare os legumes:
Descasque a cebola e o alho, corte-os para uma panela para fazer o refogado.
Corte o tomate em cubos para uma taça e reserve.
Pele as cenouras e corte-as em metades grossas. Se as cenouras forem pequenas deverá usá-las inteiras. Se cortar a cenoura em pedaços muito pequenos ela irá se desfazer durante a cozedura.





2. Tempere a carne com sal.



3. Junte o azeite à cebola e alhos e leve o refogado ao lume até alourar.




4. Junte o tomate e o louro ao refogado e mexa bem. Deixe fritar o tomate durante 5 minutos, até a água do tomate evaporar. Acrescente o vinho, 1 litro de água, sal, a polpa de tomate e volte a mexer.




5. Junte a carne de vaca cortada em cubos, deite as cenouras por cima da carne e junte o raminho de salsa fresca.
Verifique se o litro de água que adicionou ao caldo anteriormente é suficiente para cobrir a carne e as cenouras pois o guisado deverá ter líquido suficiente para não queimar.







6. Feche a Panela de Pressão e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos em lume médio. Passado esse tempo, apague o lume, deixe a panela arrefecer libertando todo o vapor do pipo e verifique se a carne ficou bem cozida espetando um garfo. Se achar necessário, leve o guisado novamente ao lume.



Gosto de adicionar mais salsa e, por isso, assim que abro a panela de pressão junto salsa fresca picada ao guisado.

Esta receita de Carne Guisada com Cenouras é uma adaptação da receita de Jardineira de Vaca que gosto de cozinhar, sobretudo no Inverno quando está mais frio. A minha receita de Jardineira inclui, para além das cenouras, batatas, feijão-verde e/ou ervilhas e também já tenho usado batata doce.
Para esta receita podem ser usados outros tipos de carne: porco, frango, borrego ou a mistura que considero mais saborosa que é a de porco, vaca e borrego.
Gosto de servir acompanhado por Batata Frita, Arroz ou Puré de Batata caseiro. Com acompanhamento, as quantidades mencionadas na receita servem 4 pessoas

Bom Apetite!

Sem comentários: