15.4.10

Receita de Sopa de Peixe com Camarão



Receita de Sopa de Peixe com Camarão


Ingredientes:

~ 2 postas de peixe (qualquer tipo)
~ 125 gr de massa (gosto de usar cotovelinhos)
~ 100 gr de camarão cru descascado + alguns inteiros crus
~ 3 tomates médios
~ 3 colheres sopa de polpa tomate
~ 1 cebola média
~ 1 dente de alho
~ Coentros frescos
~ 1 folha de louro
~ 2 colheres de sopa de azeite
~ 1 colher de café de acúcar
~ Água e sal q.b.

Como Fazer:

Prepare os ingredientes. Pele os tomates, parta-os em pedaços e reserve. Tempere os camarões com sal e reserve.

1. Coza o peixe em água e sal mas não o deixe cozer muito. Para esta receita pode usar qualquer tipo de peixe. Prefiro a Maruca, a Abrótea ou o Cação mas também já tenho feito com Red-fish.
Depois de cozer o peixe arranje-o, remova a pele e as espinhas. Parta o peixe em lascas grandes e reserve.

2. Prepare o refogado para a base da sopa:
Pique a cebola e o alho, adicione o azeite e leve a refogar. Quando a cebola estiver translúcida, adicione os tomates e junte a folha de louro. Deixe o tomate refogar até perder parte do líquido e depois junte uma colher de café de açucar. Adicione meia chávena de água e remova o louro (isto é muito importante porque o louro não poderá ser triturado). Triture bem o refogado de tomate com a varinha mágica até obter um creme. 

3. Leve novamente a base da sopa ao lume. Acrescente cerca de 1,5 l de água e a polpa de tomate mexendo bem. Junte a massa (geralmente uso cotovelos médios), tempere com sal a gosto, tape parcialmente a panela e deixe cozer, mexendo de vez em quando, para a massa não colar.

4. Quando a massa estiver meio cozida, junte os camarões crus, o peixe e verifique o sal. Deixe cozer por uns 8 minutos e no final junte os coentros frescos picados.

Pode servir a Sopa de Peixe simples ou com croutons.
Gostamos muito da Sopa de Peixe e, para nós, em conjunto com uma boa entrada (queijo, pão, enchidos, patés, etc.), serve perfeitamente como refeição sem ser necessário um segundo prato. Pode-se juntar mais água para a sopa ficar com caldo ou menos para ficar tipo massada de peixe.

Bom Apetite!

Sem comentários: