17.1.10

O Betacaroteno: Fontes Alimentares e Benefícios



O Betacaroteno é um pigmento com propriedades antioxidantes que se encontra naturalmente em alguns alimentos. Também é conhecido como pró-vitamina A pois facilita a obtenção indirecta desta vitamina.
Quando o nosso organismo tranforma o betacaroteno em Vitamina A, ele auxilia na formação de melanina - um pigmento que colabora na protecção da pele contra os raios ultravioleta e que lhe dá coloração, como acontece no bronzeado.


Fontes De Betacaroteno

As principais fontes de Betacaroteno são: Cenoura, Abóbora, Beterraba, Mamão, Manga, Damasco, Batata Doce e, em menores proporções, em alguns vegetais verdes escuros. Nos vegetais verdes escuros, o Betacaroteno pode ser encontrado em vegetais folhosos como a Couve, Espinafre, Agrião,  e o Repolho, entre outros. 

    Benefícios do Betacaroteno

Por ser antioxidante, o Betacaroteno ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e tem a função de reforçar o sistema imunitário. Ele colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação da melanina, que além de ser responsável pela cor, funciona como uma proteção extra contra os raios UVB (raios ultra violeta). Ele também ajuda a fortalecer as unhas, dá brilho ao cabelo e é muito importante para a integridade de uma boa visão.


O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos. Tem ganho maior atenção dos investigadores pois o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.


Em pesquisas recentes, verificou-se que o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como por exemplo, os olhos, mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente.
Segundo estudos, os efeitos benéficos do betacaroteno costumam aparecer após 10 a 12 semanas de consumo.


Para obter os máximos benefícios do Betacaroteno é preferível consumir os alimentos crus mas quem preferir cozinhar deve usar o processo a vapor, que preserva mais os nutrientes dos alimentos do que quando são fervidos em água.


Uma alimentação saudável e diversificada é capaz de fornecer a quantidade necessária de Betacaroteno para o corpo. Existem suplementos de betacaroteno disponíveis no mercado farmacológico, porém constata-se que quando o aporte necessário é atingido de forma natural, os benefícios para a saúde são maiores, pois vem acompanhado de outros componentes nutritivos que, associados, podem prevenir o corpo de muitas outras doenças.



Referências:

~ http://alimentarium.blogspot.com/

~ http://www.nestle.com


~ Wikipedia

Sem comentários: