24.1.10

Alimentos Saudáveis: A Beterraba



A Beterraba é uma planta herbácea, comum nos países de clima temperado, cuja origem é apontada como sendo a Europa e o norte de África. Diz-se que os antigos Romanos foram o primeiro povo a usar a Beterraba como alimento.

Ao contrário do que geralmente se pensa, a beterraba não é uma raíz como a cenoura ou o nabo, porém o seu órgão de reserva é o colo da planta ou caule. Esta parte da planta que se assemelha a uma raíz é usada como alimento, para a produção de acúcar, produção de etanol e também existe uma variedade que é cultivada para a alimentação animal.  Existem várias espécies de Beterraba, todas iniciadas com a designação Beta (ex: Beta adanensis, Beta cicla Lineu, Beta atriplicifolia Rouy) sendo a mais comum a Beta vulgaris.


 Características Nutricionais da Beterraba


A Beterraba contém: Proteínas, Açúcares, Vitamina A, Vitaminas do Complexo B: B1, B2, B5, Vitamina C e Minerais: Potássio, Fósforo, Sódio, Ferro, Manganéz, Ácido Fólico e Cálcio. Não contém gorduras e possui Betacaroteno.
A espécie Beta vulgaris é donde se extraí o corante Betanina que confere a este vegetal a sua coloração típica em tons de vermelho vivo, designado por vermelho-beterraba.


 Valor Nutricional por 100 gr de Beterraba:


Calorias - 50kcal
Proteínas - 3g
Gorduras - 0g
Vitamina A - 2 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 50 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,600 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 35,2 mg
Potássio - 350 mg
Sódio - 95 mg
Fósforo - 40 mg
Cálcio - 25 mg
Zinco - 0 mg
Ferro - 2,50 mg
Manganês - 0,5 mg


  

                        

     Benefícios e Propriedades Medicinais da Beterraba

 A Beterraba é um "super-alimento" que consumido regularmente pode trazer diversos benefícios à saúde. É apontada como tendo uma acção de depuração e fortalecimento do sistema imunitário e circulatório.  Devido ao seu elevado teor de acúcares fornece energia no entanto apresenta baixo valor calórico.
A Beterraba tem um elevado conteúdo de antioxidantes o que faz dela um alimento com propriedades naturais anti-inflamatórias que ajudam no combate às infecções e a algumas reacções alérgicas. Tem uma acção profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos. Ajuda a limpar e purificar o sangue e a fotalecer o sistema Linfático, o que favorece o transporte de nutrientes a todas as partes do corpo. 
O mineral Potássio é apontado como tendo um papel importante na condução do equilíbrio da pressão arterial e na contracção muscular. A Beterraba é rica em Potássio, podendo ser uma boa ajuda no controlo da pressão arterial. Ajuda a proteger os nossos órgão vitais reforçando o funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado podendo também favorecer o combate à formação de cálculos renais. A cultura popular também lhe atribui poderes analgésicos.
A folha da beterraba é rica em fibras e minerais mas também contém ácido oxálico, o que lhe confere um sabor azedo sendo também um ácido que pode dificultar a absorção do cálcio.

Em suma, a Beterraba:

~  Elimina as toxinas
~  Fortalece os sistemas imunitário e circulatório
~ Fortalece o sangue
~ Combate infecções, inflamações e cálculos renais
~ Fornece energia e dá equilíbrio

A Beterraba é um vegetal bastante versátil. À semelhança de muitos outros vegetais, legumes e frutas,  apresenta maiores benefícios nutricionais se for consumida crua.  É o ingrediente principal no "Borscht" – uma sopa fria de verão, popular no leste europeu, especialmente na Rússia e na Romênia.


Referências:

~ Alimentos Bons, Alimentos Perigosos - Guia prático para uma alimentação segura e saudável (1999). Selecções do Reader´s Digest. Lisboa.

~ Website da Revista Selecções

~  Revista dos Vegetarianos

~ Wikipedia

~  USDA Plants Database

Sem comentários: