26.1.20

Receita de Sopa Miso

Olá a todos,

O gosto por caldos quentes, que confortam o estômago nestes dias de Inverno, e uma visita a um novo restaurante de Sushi na cidade onde vivo levou-me ao encontro da Sopa Miso.  
A Sopa Miso é uma sopa tradicional Japonesa que consiste num caldo chamado "dashi" no qual a pasta de miso é misturada sendo depois acrescentados diversos ingredientes consoante a preferência. 
Desconhecia, experimentei e passei a gostar. Mais uma vez, lá fui eu fazer Sopa Miso em casa com ingredientes e quantidades escolhidos por mim. 
Primeiro descobri que o Miso em si é uma pasta de soja fermentada, encontrei à venda de vários tipos (e cores) mas comprei o frasco mais pequeno que encontrei de 300 gramas de miso escuro de soja bio. Depois, encontrei o livro "Sopas e Pão para Todos" da Beatriz Silva e inspirei-me na receita da Sopa Miso que lá vem. 
Estes ingredientes, todos bem misturados e saí uma Sopa Miso da cozinha da Mizé! :) 

receitas da mize, sopa miso, comida japonesa

Receita de Sopa Miso 

Ingredientes:
(para 2 doses)

1 Colher de sobremesa de Pasta Miso 
3 pés de Cebolinho e metade de um Alho Francês finamente cortados
600 ml de água ou Caldo de Peixe  
Alga Wakame - 2 tiras partidas em pedaços pequenos
Tofu cortado em pequenos cubos - a gosto
Sementes de Sésamo tostadas a gosto e uma pitada de Sal 

Preparação:

1. Ponha a água ou o caldo de peixe num tacho e leve ao lume até ferver, junte o alho francês e deixe cozinhar uns dois minutos. Junte o Tofu, retire o tacho do lume e adicione  a alga e o cebolinho.

2. Junte a pasta miso, desfazendo-a com a ajuda de uma colher. Esta pasta não pode ser fervida por isso só se junta no fim da cozedura dos outros ingredientes, mesmo antes de servir. 

3. Adicione as sementes de sésamo tostadas e prove para testar o sal. A pasta miso e a alga já contêm sal por isso só se deve rectificar o sal no fim da confecção e juntar mais se achar mesmo necessário. 

Sirva enquanto quente, a deitar fumo e bom aroma como o meu na foto, e desfrute... 

receitas da mize, sopa miso, comida japonesa


Obrigada por lerem e visitarem o blog x

Sem comentários: