14.1.20

O Blogue de Receitas

Olá a todos,

Como primeira publicação deste ano, quero desde já desejar um excelente 2020 a todos que visitam o blogue, seja ele por acaso ou por vontade. 
Hoje, quero partilhar alguns pensamentos que tenho tido acerca dos blogues sobre o tema comida e receitas. 
Quando inicialmente comecei este blogue, as minhas ideias para novo conteúdo oscilavam entre receitas em si e apontamentos com fotos sobre novas experiências gastronómicas que ia tendo. 
Sabia de antemão que um blogue exclusivamente com novas receitas seria difícil de manter, a longo prazo, sobretudo quando tudo é feito apenas por uma pessoa pois eventualmente as novas receitas se esgotariam.
Dizem que há mil maneiras de cozinhar bacalhau e por isso isto não deve ser bem assim (risos). 



A parte da equação do que é finito veio a confirmar-se pois ao fim de uns anos a minha vida mudou e a direcção do blogue também.
Por outro lado, um blogue exclusivamente sobre experiências gastronómicas implicaria viajar para descobrir novos sítios e escrever acerca dessas experiências e eu, a simples Maria, não estava em condições de o fazer. Não podia ambicionar seguir o estilo Anthony Bourdain da coisa. O máximo que poderia fazer seriam alguns posts sobre os poucos restaurantes da região que na altura visitava, ou sobre bebidas e cocktails  - algo que também não me parecia promissor ou digno de longevidade neste nicho. E isto continua a ser verdade sobretudo se não quiser vender o seu tempo de antena ou tornar o blogue demasiado comercial. 
Mais à frente, foram surgindo novas ideias para posts como por exemplo as publicações que fiz sobre produtos regionais, informação gastronómica e até artigos sobre alimentação saudável. Também pensei que ao ampliar as vistas poderia conseguir dar mais vida a este espaço.
Não sei quantos de vós que me estão a ler são blogers ou escritores mas comigo tem sido muito assim: Milhares de posts imaginados, centenas ou dezenas deles efectivamente escritos e publicados. 
E isto nem ousem pensar que é preguiça, o processo criativo é mesmo assim.
Assim, actualmente vejo o blogue como o meu pequeno livro de receitas que se tornou digital e que guarda todos estes saberes ao mesmo tempo que os partilha de forma livre. Um espaço onde posso me expressar sobre aquilo que estiver relacionado com o vasto tema de quem aprecia comida e comer. 

No inglês dizem que é de "Foodie" :) 

Sem comentários: