Ingredientes:
~ 600 gr mistura de mariscos
(ameijoas cruas, mexilhão cru, camarão cru; sapateira, pata de lavagante, santola ou lagosta já cozidas, etc.)
~ 1 Cebola grande
~ 1 dente Alho grande ou 2 pequenos
~ 3 Tomates médios e maduros
~ 2 Tiras de Pimento verde, vermelho ou ambos
~ 1 chávena de chá bem cheia de Arroz
~ 2 colheres sopa Azeite extra virgem
~ 1 Raminho de Coentros frescos
~ Sal q.b.
~ Pimenta Preta ou malaguetas (opcional)
~ Água da cozedura de camarão ou só àgua (o dobro da quantidade de arroz)
Confecção:
1. Faça um refogado com a cebola picada, o alho e o azeite.
2. Quando a cebola estiver translúcida, junte os tomates previamente cortados em pedaços e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até os tomates terem perdido parte da água.
3. Acrescente 200 ml de água (1 chávena) e triture bem o refogado com a varinha mágica. Se achar que o molho ficou pouco vermelho, e assim o desejar, pode adicionar neste passo umas duas ou três colheres de sopa de polpa de tomate.
O Arroz de Marisco fica ainda melhor se utsar água da cozedura do camarão. Pode cozer alguns camarões, usar a água da sua cozedura no arroz e descascar os camarões para usá-los como decoração final do arroz. Em alternativa, também pode usar também um pouco de caldo de marisco em pó ou cubo para dar gosto.
4. Depois de reduzir o refogado a molho, acrescente mais 200 ml de água (outra chávena) e as tiras de pimento. Fica ainda melhor se usar uma mistura de tiras de pimento verde e vermelho.
Se quiser fazer um Arroz de Marisco picante junte, neste passo, uma ou duas malaguetas inteiras ou piri-piri moído a gosto.
Lave o arroz num passador em água abundante, adicione o arroz ao molho e mexa bem.
5. Quando o arroz começar a querer ferver, junte logo a mistura de mariscos crus. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 8 minutos em lume médio após levantar fervura. Se utilizar um tacho de barro (como eu gosto de fazer para esta receita) pode apagar o lume a meio da cozedura. Os tachos de barro retêm o calor e assim o arroz acaba de cozer sozinho. Rectifique o sal.
Consoante o tipo de arroz que usar, poderá ser necessário aumentar a quantidade de líquido. O Arroz de Marisco é muito melhor quando fica com molho por isso antes de deixar o arroz cozer completamente verifique-o e, se achar necessário, aumente a quantidade de líquido.
6. Antes do arroz terminar de cozer, junte um raminho pequeno de coentros frescos picados e, se desejar, a Pimenta Preta moída. Antes de servir, deixe o arroz repousar alguns minutos para "abrir".
As quantidades indicadas na receita podem servir cerca de 3 a 4 pessoas.
O Arroz de Marisco é, sem dúvida, um dos meus pratos favoritos. Quando é confeccionado com uma mistura de mariscos frescos fica divinal.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário