8.4.14

Receita de Tarte de Amêndoa com Caramelo Macio

Bem...isto é que foram umas férias do blog! 
Desculpem a ausência sem aviso mas tive alguns problemas com a tecnologia e sem ela, nada feito. Nem vou falar dos detalhes, não vá eu atrair mais do mesmo. 
Sigamos...

Lenda das Amêndoeiras em Flor

"Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indiscritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor."

Fonte: Blog "Lendas e Tradições

Desde Fevereiro que as Amêndoeiras já estão em flor, anunciam a chegada da Primavera e realmente são um espétaculo lindo de se ver. Num dos meus recentes passeios ao campo, vim para casa inspirada a transformar as últimas amêndoas que tinha numa bela tarte. 
Eu adoro Tartes de Amêndoa, só não aprecio muito aquelas que têm o caramelo muito duro. 
Partindo de uma receita que a minha ex-colega Graça partilhou comigo, fiz algumas alterações e após várias tentativas (e erros) consegui então chegar onde queria. É esta a receita que partilho hoje:




Receita de Tarte de Amêndoa com Caramelo Macio

  
Ingredientes

Para uma Tarteira com 23 cm diâmetro

Bolo base:
~ 4 ovos
~ 100 gr Açúcar (usei amarelo)
~ 150 gr Farinha (usei sem fermento, Tipo 55)
~ 50 gr Margarina amolecida
~ 1 colher chá Fermento (químico) em pó
~ 1 colher chá de essência de Baunilha

Cobertura:

~ 80 gr de Amêndoas peladas, laminadas e ligeiramente torradas
~ 150 gr Açúcar 
~ 100 gr Margarina
~ 8 colheres de sopa de Leite


Preparação:

Eu comecei por pelar, cortar e torrar ligeiramente as amêndoas mas se usar daqueles pacotes de amêndoas já laminadas basta torrá-las num tabuleiro em forno médio, mexendo de vez em quando para ficarem uniformemente douradas.

1. Prepare o bolo da base: Bata os ovos inteiros com o açúcar até fazer creme, junte a margarina amolecida e volte a bater. Adicione, aos poucos, a farinha misturada com o fermento e por último junte a essência de baunilha. Leve a cozer em forno médio numa tarteira redonda previamente untada.
Desenforme o bolo ainda morno e reserve enquanto prepara a cobertura de caramelo.

2. Prepare o Caramelo: Ponha o açúcar e a margarina numa frigideira anti-aderente e leve ao lume no mínimo. Mexa continuamente até o açúcar começar a ficar com côr de caramelo. 
Primeiro, este preparado irá fazer uma pasta, depois começa a fazer bolhas (não se assuste, é mesmo assim), e só depois é que o açúcar começa a caramelizar. Continue sempre a mexer até obter a cor de caramelo que prefere mas não o deixe ficar muito escuro senão fica duro.
Quando o caramelo estiver pronto, apague o lume, junte o leite e mexa vigorosamente. Quando pronto, monte logo a tarte com o caramelo ainda quente para não solidificar demais.

3. Montagem da Tarte: Disponha o bolo da base num prato de servir. Com a ajuda de uma espátula,  barre a superfície do bolo com uma fina camada da cobertura de caramelo (se não fizer este passo e puser logo as amêndoas sob o bolo o que irá acontecer quando verter a cobertura é que elas ficarão todas "desarrumadas", fala a voz da experiência). 
Depois, disponha as amêndoas torradas por cimas do bolo e, por último, verta devagar o resto do caramelo da cobertura. Com a espátula, barre a parte lateral da tarte com o caramelo.  



Deixe o caramelo da cobertura arrefecer, sirva, e delicie-se :)



A base fica um bolo fofinho, o caramelo é macio e com as amêndoas ligeiramente torradas esta minha versão da tradicional Tarte de Amêndoa fica realmente gulosa. 
Uma fatia só nunca me chega....:)

Até breve xx

2 comentários:

Marisa Valadas disse...

Adoro tarte de amêndoa e essa ficou bem gulosa

Serena Oracles disse...

Olá Marisa, Boas! :)
Ficou sim senhor, eu também adoro a Tarte de Amêndoa mas sem o caramelo duro tipo "parte dentes" :D
Saudações gastronómicas